Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILLA TAMIRES AMORIM PEREIRA

2018-11-29 11:39:12.823

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILLA TAMIRES AMORIM PEREIRA
DATA: 07/12/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de vídeo do Departamento de Filosofia
TÍTULO: A DIALOGICIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA: A RESSIGNIFICAÇÃO DO DIÁLOGO PEDAGÓGICO PELA LÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de filosofia. Ensino de lógica. Lógica informal. Diálogo. Argumentação.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Uma parte expressiva da literatura sobre o ensino de filosofia aponta que este deve passar pelo próprio processo do filosofar, primando pelo diálogo. Entretanto, esses estudos parecem não depositar ênfase suficiente nas ferramentas de investigação que são indispensáveis na construção do conhecimento filosófico, e por esta razão, os métodos dialógicos propostos têm se mostrado, na prática pedagógica cotidiana, frequentemente rasos e prolixos. Deste modo, faz-se necessário uma ressignificação desse diálogo que é proposto como método de ensino de filosofia, inserindo nele, como tarefa prévia, o domínio das ferramentas lógicas de argumentação. O estudo é de caráter qualitativo e será desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, tendo como principal objetivo verificar se há algum impacto notório após o estudo prévio da lógica informal na ocorrência de uma aula dialogada efetiva que se caracterize pela dialética socrática como método de problematizar, investigar e ressignificar conceitos, representando assim o próprio ato de filosofar. A estratégia utilizada consiste na oferta de disciplina optativa voltada para o estudo da argumentação e o acompanhamento simultâneo do desempenho didático, nas aulas de filosofia, dos estudantes que optaram por se cursar a disciplina optativa, comparando esse desempenho com a média dos demais. A partir dos resultados observados, pretende-se identificar vantagens e deficiências na abordagem empregada, bem como oferecer recomendações envolvendo a adoção de estratégias similares visando aos mesmos objetivos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1566965 - ALEXANDRE JORDAO BAPTISTA
Presidente - 1225577 - MARCIO KLEOS FREIRE PEREIRA
Externo à Instituição - PATRÍCIA DEL NERO VELASCO - UFABC

End of content