Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: LUCIANO LIMA MAQUINE SANTIAGO DATA: 17/04/2019 HORA: 09:30 LOCAL: NTI - WEB/VÍDEO CONFERÊNCIA - AUDITORIO 1 TÍTULO: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E ENSINO DE FILOSOFIA: a caminho de uma metodologia para desenvolver as competências de leitura filosófica no ensino médio PALAVRAS-CHAVES: Leitura filosófica; Gêneros textuais; Gadamer; Hermenêutica; Ensino Médio. PÁGINAS: 49 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Filosofia RESUMO: Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a prática de leitura filosófica com alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Barra do Corda. O problema apresentado se deu a partir da seguinte questão: como desenvolver as competências para realizar uma leitura filosófica dos gêneros textuais: poesias, letras de música, reportagens, artigos de jornal/revistas e textos filosóficos, tendo como base a hermenêutica gadameriana? Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é desenvolver as competências da leitura filosófica aplicada a esses diferentes gêneros textuais com base na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. É, portanto, uma pesquisa qualitativa-hermenêutica que traz como meta propor uma metodologia de leitura filosófica para o ensino da filosofia no Ensino Médio. MEMBROS DA BANCA: Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR Interno - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE Externo ao Programa - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA