Go to accessibility

DISCENTE: JONATAS VIÉGAS DA SILVA
DATA: 06/05/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS PARA O PENSAR: o ensino de Filosofia na Unidade Integrada Doutor Almada Lima.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia. Práticas sociais. Letramento. Letramento filosófico.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo o estudo das práticas de letramento, que se caracterizam por enfatizar a prática social da leitura e da escrita e por conceber o conhecimento como algo dialeticamente (re) construído e (re) contextualizado e sobretudo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da disciplina filosofia no ensino fundamental séries finais. Impulsionado pelas necessidades reais dos alunos (6º ano) verificou-se a viabilidade de estabelecer relação entre filosofia e letramento, afim de associar as práticas sociais de letramento, vivenciadas no contexto dos alunos, e possibilitar o diálogo entre os conteúdos da tradição filosófica vigente, ampliando assim o universo interpretativo dos alunos. Como metodologia de pesquisa, pensou-se na estratégia etnográfica no ambiente escolar aliada ao uso eficiente da leitura e da escrita, como artefato para auxiliar na apreensão, compreensão e leitura de mundo alicerçadas pelos conceitos filosóficos legados pela tradição. Visando assim, possibilitar o diálogo entre o contexto sociocultural dos alunos, e, portanto, a ressignificação dos conteúdos ministrados em sala de aula, sobretudo os de caráter filosófico.
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE