Go to accessibility

DATA: 15/07/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: A ARTE NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino filosófico; Recurso metodológico; Responsabilidade; Tradição; Narrativa.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Essa pesquisa visa analisar a proposta do uso da arte narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo, em nível médio no CETI Domingos Vieira Filho. Tal recurso poderá ser utilizado pelos professores na sala de aula, podendo servir como instrumento facilitador para que haja a aprendizagem dos estudantes na educação básica. Observa-se que a iniciação dos jovens em um mundo comum e público exige que os educadores assumam a autoridade de posicionar-se diante dos educandos, utilizando estratégias metodológicas que venham aproximá-los dos saberes tradicionais herdados a partir dos nossos antepassados. O estudante é um ser no mundo que vivencia um processo constante de composição de seus próprios conhecimentos. Podemos, então, afirmar que é essencial o professor buscar transmitir os saberes culturais que constituem a tradição humana para que os jovens possam constituir o seu aprendizado. Para Hannah Arendt, a educação tem a tarefa de apresentar o mundo aos recém-chegados e formar uma identidade de preservação e renovação, do contrário, quando a responsabilidade pelo mundo não é assumida pelos adultos o espaço público se deteriora, fazendo com que a sua morada fique em perigo. A partir do questionamento apontado, temos como objetivo geral a análise da proposta do uso da narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo em nível médio, no CETI Domingos Vieira Filho. Sendo os seguintes objetivos específicos: Investigar sobre a metodologia do ensino de filosofia; descrever sobre as implicações para a metodologia do ensino de filosofia à luz do pensamento de Hannah Arendt: o conceito de tradição; avaliar a arte de narrar como metodologia motivadora para o acesso dos estudantes ao tesouro da tradição.
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1062332 - LUIS INACIO OLIVEIRA COSTA