Go to accessibility

2019-09-02 14:48:53.545

DISCENTE: NEMORA MATOS CARVALHO PROCÓPIO
DATA: 24/09/2019
LOCAL: SALA 02 DO PGCULT, CCH.
TÍTULO: O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO (COLUN): DESAFIOS E METODOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Ensino. Metodologia
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta dissertação apresenta uma investigação sobre o ensino da Filosofia e suas metodologias com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Universitário - COLUN. O problema central de nossa pesquisa se deu a partir do questionamento: como se dá o ensino dessa disciplina para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do COLUN, e com base nas dificuldades apresentadas pela turma, tentar perceber quais as metodologias de ensino utilizadas que mais se adaptam às necessidades dos alunos, com vistas a contribuir ou facilitar a aprendizagem. Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é analisar o ensino de Filosofia dos professores do 3º ano do Ensino Médio do COLUN e as metodologias utilizadas por estes em sala de aula. É, portanto, uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, exploratória e de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário, realizado com professores e os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da referida escola. O trabalho apresenta-se estruturado em capítulos, onde inicialmente se faz de modo breve, uma abordagem sobre o ensino da Filosofia no ensino médio, seus interesses, contribuições e em seguida apresentam-se os passos dados para a realização deste trabalho, da justificativa pela escolha do tema, do local e sujeitos participantes da pesquisa, da descrição dos objetivos traçados e a descrição sumária dos capítulos que o constituem. Também se faz uma abordagem histórica sobre o ensino de Filosofia no Brasil a partir da apresentação das leis que versavam sobre o ensino dessa disciplina, em especial, no ensino médio e a discussão sobre a problemática que envolve o ensino desta disciplina no que se refere à ação de alunos e professores. Além disso, são apresentados alguns desafios concernentes ao ensino de Filosofia, as propostas metodológicas citadas por alguns teóricos da área e o panorama do percurso da Filosofia no ensino médio e as diretrizes curriculares. E por fim, descrevemos a caracterização do campo de pesquisa, o percurso metodológico seguido e a discussão das análises dos dados coletados na escola campo. Tal escolha baseou-se em uma série de critérios que julgamos os mais adequados para a realização desta pesquisa, que se dará no campo educacional e por se ajustarem ao perfil da população a ser estudada e aos objetivos propostos.
Externo ao Programa - 6265144 - ALDIR ARAUJO CARVALHO FILHO
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR