Go to accessibility

DISCENTE: EDIEL DOS ANJOS ARAUJO
DATA: 30/09/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo de caso do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento kantiano.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia. TIC. Autonomia. Kant.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente trabalho desenvolveu-se no âmbito do programa de Pós-Graduação – nível de mestrado, da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à linha de pesquisa Filosofia e Prática de Ensino. Possui como objeto de análise uma investigação acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia no ensino médio, numa perspectiva sobre o desenvolvimento da autonomia kantiana. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa com levantamento bibliográfico e documental e pesquisa empírica. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionários abertos e fechados e uma entrevista semiestruturada que serviram para coletar dados sobre as condições socioculturais dos sujeitos e as questões referentes ao uso das TIC como ferramentas para o despertar da autonomia no ensino de Filosofia, neste caso, a partir da utilização do aplicativo Nearpod e da metodologia Webquest. O grupo amostral é constituído por discentes do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São José de Ribamar. Na construção do referencial teórico de análise, tomou-se como referência a contribuição teórica de vários autores e, entre estes, destacam-se: Bernardino (2015), Castanheira (2018), Castells (2003), Martino (2015), Pocho (2014), Kant (1986, 1993, 1999) e Westphalen (2007). A partir da hipótese de que as TIC podem contribuir para o ensino de Filosofia e para o processo de constituição da autonomia dos discentes, neste trabalho buscou-se compreender o ato de filosofar a partir de uma ágora virtual, o que acabou se confirmando ao final, haja vista que as TIC podem ser grandes aliadas do professor de Filosofia no âmbito do processo formativo discente e para o desenvolvimento da autonomia kantiana.
Presidente - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Interno - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES