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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA RAISSA SANTOS TORRES

2019-09-30 15:18:38.872

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA RAISSA SANTOS TORRES
DATA: 14/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: EDUCAR PARA O PENSAR: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DE MATTHEW LIPMAN - Uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho.
PALAVRAS-CHAVES: Experiência, Filosofia, Educação.
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente estudo aborda a temática: EDUCAR PARA O PENSAR: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DE MATTHEW LIPMAN: Uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho. Essa pesquisa surge, inicialmente, de inquietação profissional e pessoal acerca do desenvolvimento de um método eficiente para o ensino de filosofia para crianças, posteriormente,aprimorada no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Com o intuito de elaboração de produto, objetivamos de forma geral: entender o desenvolvimento do pensamento de ordem superior na experiência dialógica promovida pela Comunidade de Investigação de Matthew Lipman, na perspectiva de mostrar uma estrutura de proposta pedagógica para aplicação do ensino de filosofia para o ensino fundamental maior da educação básica, visando um educar para o pensar. Como objetivos específicos buscamos identificar os pressupostos teóricos para elaboração da Comunidade de Investigação, das experiências dialógicas significativas e do desenvolvimento do pensamento verbal das crianças; reconhecer as etapas de o processo de desenvolvimento do pensamento de ordem superior e a relação de dependências das experiências significativas em sala de aula; demonstrar a necessidade do funcionamento da Comunidade de Investigação para desenvolver a metodologia do Programa de Filosofia para Crianças: Educar para o Pensar; coletar e analisar os dados obtidos durante a pesquisa para constatar a funcionalidade da proposta de Comunidade de Investigação no desenvolvimento das aulas de filosofia na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho. Seguindo essa delimitação, a pesquisa deve se caracterizar como metodologia de estudo de caso, com métodos mistos, que combinam instrumentos de pesquisa, tanto qualitativos quanto quantitativos. Os sujeitos da pesquisa, são os alunos do 6º ano do ensino fundamental maior, da UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho.Nesse percurso, desenvolvemos o referencial teórico, fazendo relação entre o Programa de Filosofia para Crianças e as principais influências para sua elaboração, abordando tanto os conceitos desenvolvidos por Matthew Lipman, por John Dewey e por Vygotsky. Para encaminhar a intervenção no campo, nos encontramos no processo de elaboração da metodológica para análise e interpretação dos sujeitos. Como produção final, objetivamos a construção de Manual de Orientações Didáticas para implementação do Programa do Educar para o Pensar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Presidente - 1086626 - JOSE ASSUNCAO FERNANDES LEITE
Externo ao Programa - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA

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