Go to accessibility

DISCENTE: EVELINE MARIA DA CONCEICAO SOUSA E SILVA
DATA: 30/10/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: O HOMO LUDENS NO CONTEXTO DA DIALÉTICA PLATÔNICA NO MITO DA CAVERNA: um estudo de caso no Ensino de Filosofia - Curso de Edificações Integrado 1º Ano – Turma 213 -no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Campus Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Lúdico. Jogo. Filosofia. Educação Integrada. Ensino de Filosofia. IFMA. Edificações.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Este trabalho tem como foco o lúdico em forma de jogos, a partir do pressuposto de da obra Homo Ludens de Johan Huizinga e a dialética do Mito da Caverna, com Platão, em um Estudo de Caso, no Curso de Edificações Integrado 1º Ano – Turma 213-, do Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Monte Castelo. O método utilizado foi o qualitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa, referências bibliográficas, referências digitais, questionário, dentre outros. Na pesquisa, vislumbrou-se a importância do lúdico, como método didático, a julgar que os discentes, mesmos os mais tímidos, conseguiram se expressar filosoficamente e com seriedade nas aulas de filosofia, apreendendo as características de um pensar crítico, tanto no contexto educacional, quanto na realidade da qual estão inseridos. Ressalta-se que todos os capítulos desta dissertação ainda estão em desenvolvimento.
Interno - 1086626 - JOSE ASSUNCAO FERNANDES LEITE
Presidente - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES