Go to accessibility

DISCENTE: ADRIANO JOSE BARROSO SOUZA
DATA: 30/10/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: SER PROFESSOR DE FILOSOFIA: A Construção da Identidade Docente no Ensino Médio em Carutapera\Ma
PALAVRAS-CHAVES: Hermenêutica. Identidade. Docência. Ensino de Filosofia
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a construção de identidade dos professores de Filosofia atuantes no Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho, na cidade de Carutapera, estado do Maranhão. O eixo norteador desta pesquisa tem por base a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (2002) partindo das trajetórias e sentidos construídos no horizonte do cotidiano escolar. Fundamenta-se este estudo a partir dos perfis identitários propostos por Claude Dubar (2012), bem como as concepções epistemológicas sobre o saber-fazer docente de Maurice Tardif (2002) e Antônio Novoa (1998). Este estudo discute o ensino filosofia a partir de Alejandro Cerletti (2009) procurando mostrar que a relação entre o ensino e o aprendizado da filosofia tem especificidades próprias que envolvem uma postura filosófica por parte do docente.A hipótese a ser desenvolvida é que a construção identitária ocorre por meio de transações objetivas e subjetivas e que a identidade docente se edifica através dos movimentos e percursos do processo de formação pessoal e profissional do sujeito-professor. Para a sustentação desta análise apresenta três objetivos: Primeiro, identificar o desenvolvimento da hermenêutica filosófica como pressuposto para a ressignificação das ciências humanas e sua relação com o campo educacional, neste recorte se pretende ampliar os horizontes de compreensão a partir do diálogo expurgando reducionismos que cerceiam o fazer pedagógico. Segundo explicar a concepção de identidade docente enquanto processo de construção de experiências no cotidiano escolar e Compreender do ponto de vista hermenêutico-filosófico o processo de construção identitária. No terceiro momento a caracterização e contextualização dos sujeitos participantes na abordagem empírica, bem como a apropriação do seu processo de construção identitária.
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR