Go to accessibility

DISCENTE: ALDMAX SILVA MARTINS
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: DISCIPLINA E AUTONOMIA: uma experiência no ensino de filosofia através de histórias em quadrinhos (HQs).
PALAVRAS-CHAVES: Recursos Metodológicos. Ensino filosófico. Disciplina. Autonomia.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente trabalho visa analisar o uso das histórias em quadrinhos como método facilitador do ensino-aprendizagem no ensino de filosofia no nível médio no colégio Governador Archer, tendo como base as dificuldades enfrentadas em plena contemporaneidade no que compete a formação crítica e criativa dos alunos, no sentido de realizar reflexões que facultem as condições de analisar e criar conceitos filosóficos. A dificuldade da conquista da atenção dos alunos é um desafio no ensino atual, principalmente no que compete ao ensino filosófico em que a atitude do filosofar é necessária para o sucesso da aula, tendo a necessidade de uma comunicação recíproca entre o professor e o aluno. Comunicação que necessita de um comportamento que atenda um respeito mútuo e o despertar da vontade do aluno para o ato de filosofar. De acordo com Emmanuel Kant o homem é totalmente dependente da educação para alcançar seus próprios fins como humano, assim os processos educacionais devem se apoiar criteriosamente em bases que norteiam o pensamento humano. Portanto, as respectivas etapas kantianas: disciplina, instrução, prudência e moralidade/autonomia; constituem caminho para formação de tais bases educacionais. Assim, questiona-se: é possível equacionar a relação entre disciplina e autonomia através do ensino de filosofia? Como fomentar esses dois elementos a partir de histórias em quadrinhos? O presente trabalho constituirá subsídios para um diálogo filosófico crítico voltado para uma educação do pensar, analisando a relação entre disciplina e autonomia, a partir das diretrizes da filosofia da educação kantiana, a fim de propor um ensino de filosofia que suscite no aluno uma postura moral diante das problemáticas atuais, visando a desconstrução de seus próprios conceitos a partir de reflexões filosóficas próprias, atendendo como método as histórias em quadrinhos elaboradas pelos próprios alunos.
Presidente - 407179 - MARIA OLILIA SERRA
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI