Go to accessibility

TÍTULO: FRANCISCO DAS CHAGAS GALENO MACHADO
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Interdisciplinaridade. Sequência didática
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O ensino de filosofia é extremamente necessário para o desenvolvimento e leitura de mundo dos estudantes, mais precisamente dos estudantes do fundamental II. O ensino de filosofia em nossos dias, busca práticas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras, e para novas experiências e abordagens de seus conteúdos. Neste viés, escolhemos a adotar em nossa experiência de ensino a interdisciplinaridade. Nos mais diversos ambientes escolares, mais especificamente na sala de aula, a interdisciplinaridade faz parte do cotidiano de alunos e professores. O dialogismo entre as variadas disciplinas do saber faz-se necessário para que o processo ensino e aprendizagem possam tornar-se sistematicamente mais eficazes. O estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa de campo qualitativa colaborativa, no sentido de buscar informações sobre o ensino da disciplina filosofia em uma escola pública de ensino fundamental no povoado Mamorana, São Bernardo-MA. Para tanto foram realizadas reuniões junto aos professores participantes da pesquisa colaborativa, buscando vivenciar a realidade que envolve o ensino da citada disciplina e a atuação dos mesmos no que concerne ao processo interdisciplinar como metodologia de ensino. No início desta, elaboramos três perguntas direcionadas aos participantes acerca da temática em epígrafe. A pesquisa mostrou que o grande problema enfrentado pelos professores é principalmente, a falta de compreensão por parte dos alunos no que se refere à leitura e interpretação de textos, este problema nos inspirou nas hipóteses, sujeitos e objeto da pesquisa fazendo da filosofia como disciplina a mola propulsora dos temas geradores interdisciplinares.
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI