Go to accessibility

DISCENTE: JOEZILTON SILVA SODRÉ
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: AS TDIC COMO MEIOS DE PRODUÇÃO E A CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA: Um Estudo de Caso.
PALAVRAS-CHAVES: ; sociedade; educação; consciência; TDIC.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar se as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação,como meios de produção, contribuem para a formação da consciência filosófica. Para tanto, busca-se demonstrar o humano, a sociedade e a educação como fundamento de um ensino de filosofia emancipador; explicar as TDIC como meios de produção e a formação da consciência filosófica e; demonstrar as TDIC na produção e transmissão de conhecimentos, valores estéticos e morais e ideias políticas. A abordagem metodológica será na perspectiva do materialismo histórico dialético, que tem seu principal representante Karl Marx.Por isso, as análises dar-se-ão ancoradas nas obras A Ideologia Alemã de Marx e Engels (2007), Manuscritos econômicos-filosóficos de Marx (1974), Para uma Ontologia do Ser Social II de Lukács (2013), O Homem Unidimensional de Herbert Marcuse, além de outras obras como o Manifesto Comunista de Marx e Engels (2007), História e Consciência de Classe de Lukács (2003). A pesquisa está divida em três seções. Na primeira analisaremos quem é o homem a sociedade e a educação. Nessa seção, buscaremos demonstrar como a atividade produtiva humana, produz o homem como humano e a sociedade. Destacaremos que ao mesmo tempo que o homem cria a sociedade, a sociedade também o cria. Na segunda parte, explicaremos as TDIC como meios de produção da Consciência e da Consciência filosófica. O objetivo é explicar o que são meios de produção, como surgem, suas finalidades e por que estamos afirmando que as TDIC, são meios de produção. Exporemos e analisaremos o que é a consciência, como surge, qual sua finalidade, qual a diferença em relação a consciência filosófica. Na última seção, a ideia é demonstra as TDIC como meios de produção para o desenvolvimento da consciência filosófica. Na primeira parte demonstraremos como as TDIC, como meios de produção, produz e transmiti conhecimentos, valores estéticos e morais e ideias políticas. Em seguida, analisaremos os dados coletados na pesquisa realizada na escola com os alunos, com ao auxílio de duas TDIC (Google Sala de Aula e Recaplet’s), buscando saber se elas contribuem para o desenvolvimento da consciência filosófica. Por fim, exposiçãodos resultados obtidos.
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI