Go to accessibility

DATA: 08/11/2019
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA E ENSINO DE FILOSOFIA: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: Currículo, Ensino de Filosofia, Pensamento Crítico.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Este trabalho se divide em cinco capítulos, sendo o primeiro a presente introdução, em seguida o segundo capítulo onde será apresentada uma proposta de intervenção curricular no ensino de filosofia, colocando a lógica como primeiro conteúdo. O segundo capítulo se divide em cinco subtópicos, o primeiro deles se ocupa de fazer um apanhado histórico do ensino de filosofia no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, o segundo faz um apanhado do ensino de lógica no Brasil, de forma similar ao primeiro subtópico. O terceiro subtópico trabalha o ensino de filosofia na BNCC, analisando as competências e habilidades listadas no documento como sendo função das ciências humanas, onde se situa a filosofia. A seguir, no quarto subtópico é levantada a questão de se identificar filosofia como a instrumentalização para o pensamento crítico do aluno, valendo-se das informações retiradas da BNCC e de alguns autores como o filósofo português Desidério Murcho, em seu livro “O lugar da lógica na filosofia” e do livro “O poder da lógica e da argumentação” dos autores Walter Carnielli e Richard Epstein. A ideia é perceber nuances sobre a filosofia e como ela pode ser abordada em sala de aula, de tal maneira que dê ao aluno competências e habilidades, tais quais as esperadas para o ensino de filosofia no nível médio da educação básica. O quinto subtópico coloca em cheque a ideia já estabelecida de ensino de filosofia enquanto ensino da história da filosofia, contrapondo-a à proposta de trabalhar a lógica como o fio condutor da filosofia. Nesse subtópico é apresentada a ideia central da pesquisa, a de colocar a lógica como primeiro conteúdo do ensino médio – primeiro conteúdo do primeiro ano do ensino médio – e de que forma isso pode impactar positivamente no ensino de filosofia.
Externo ao Programa - 1396694 - EDERSON SAFRA MELO
Interno - 983.479.420-72 - JOSÉ LEONARDO ANNUNZIATO RUIVO - PUCRS