Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: LUIZ PEDRO E SILVA NETO DATA: 08/11/2019 HORA: 16:00 LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia TÍTULO: COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA E ENSINO DE FILOSOFIA:
UM ESTUDO DE CASO PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia; Ensino de Lógica; Lógica informal; Matriz curricular. PÁGINAS: 54 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Filosofia RESUMO: Os livros didáticos recomendados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) para serem usados no ensino de filosofia durante as séries do ensino médio, via de regra, inserem os conteúdos de lógica tardiamente, e dão pouca ou nenhuma ênfase aos conteúdos específicos de lógica informal, voltados essencialmente para análise da qualidade e rigor dos argumentos em geral. O foco do presente trabalho é a avaliação do rendimento didático resultante da inversão curricular que coloca os conteúdos de lógica como os conteúdos iniciais no ensino médio, com ênfase nos recursos da lógica informal, a partir de um estudo de caso no Centro de Ensino em Tempo Integral Maria Mônica Vale (São Luís, MA). Pretende-se verificar se os alunos desenvolvem alguma vantagem significativa no acompanhamento dos demais conteúdos filosóficos previstos na matriz curricular. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1225577 - MARCIO KLEOS FREIRE PEREIRA Interno - 983.479.420-72 - JOSÉ LEONARDO ANNUNZIATO RUIVO - PUCRS Externo ao Programa - 1396694 - EDERSON SAFRA MELO