Go to accessibility

DISCENTE: ANDRE SALES DE ABREU LISBOA
DATA: 29/11/2019
LOCAL: NTI - WEB/VÍDEO CONFERÊNCIA - AUDITORIO 1
TÍTULO: SABER APRENDER: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DE LEITURA, ESCRITA E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Filosofia. Competência. Aristóteles. Adler.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta pesquisa visa explorar os aspectos pedagógicos da propedêutica de Aristóteles e de Mortimer Adler, como meios de desenvolvimento das competências filosóficas de leitura, argumentação e escrita. Aplicado como metodologia de ensino de filosofia, a partir de textos filosóficos, o estudo se inicia com uma discussão a respeito das categorias aristotélicas de interpretação, dialética e retórica, entrelaçadas a proposta didática de Mortimer Adler, em específico às regras de leitura propostas pelo educador norte-americano na obra Como Ler Livros. Em um segundo momento, é discutido o desenvolvimento do conceito pedagógico de competência e das competências de filosofia. É realizada uma investigação histórica, a partir de revisão bibliográfica. Após uma investigação sobre a principal legislação educativa brasileira, verifica-se como a adoção do termo competência registra a adoção da pedagogia das competências no contexto nacional. A terceira e última fase da pesquisa trata da implementação da estratégia de ensino de filosofia através das regras de leitura, como experiência laboratorial, na turma de 9º ano da Escola Nosso Mundo. A metodologia baseou na implantação de um projeto chamado Clube de Filosofia, norteado por uma sequência didática, estruturada em oficinas com aulas e exercícios em que os alunos puderam ter contato com as regras de leitura. Os resultados foram colhidos ao final da aplicação da pesquisa e analisados, verificando-se que pelo menos 70% turma foi aprovada em uma prova baseada nas regras de leitura. Em seguida, foram propostas algumas diretrizes para aplicação da estratégia em escolas públicas. Por fim, refletiu-se sobre a circunstância do ensino para as competências e as condições da educação na realidade brasileira contemporânea, questionando-se qual o papel da educação filosófica diante de um contexto de escolas lotadas e alunos fadigados em um sistema de ensino cansativo.
Interno - 1086626 - JOSE ASSUNCAO FERNANDES LEITE
Presidente - 2250592 - LUIS HERNAN URIBE MIRANDA