Go to accessibility

DISCENTE: MARINALVA GONÇALVES OLIVEIRA
DATA: 20/12/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO DEP. DE EDUCAÇÃO II-CCSO
TÍTULO: A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VYGOTSKY
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Ensino de Filosofia. TeoriaHistórico Cultural. Tecnologias de Informação e Comunicação.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A pesquisa que aqui se apresenta constitui uma reflexão teórica acerca da motivação para a aprendizagemno ensino deFilosofiaà luz da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky, identificando possibilidades pedagógicas para o ensino de Filosofia na perspectiva da unificação da história da filosofia com o ato de filosofar, possibilitando assim a produção de conceitos e parâmetros para que o jovem aluno do ensino médio possa criar a si mesmo e ao mundo de forma original, em tal percurso partimos dos fundamentos filosóficos e psicológicos da Teoria Histórico Cultural para chegarmos a uma reflexão sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio da rede estadual do Maranhão, contrapondo-a às orientações formais constantes dos documentos da rede e finalmente propondo como possibilidade uma estratégia metodológica originária das Tecnologias da Informação e Comunicação denominada metodologia Webquestcom vistas à motivação para a aprendizagem da Filosofia no contexto escolar.
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI