Go to accessibility

DATA: 27/03/2020
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: FRANCISCO DAS CHAGAS GALENO MACHADO
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Interdisciplinaridade. Sequência didática.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O ensino de filosofia é extremamente necessário para o desenvolvimento e leitura de mundo dos estudantes, mais precisamente dos estudantes do ensino fundamental II. O ensino de filosofia nos dias atuais busca práticas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras e para novas experiências de abordagem dos seus conteúdos escolares. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma sequência didática como proposta interdisciplinar no 6º ano do ensino fundamental, na Unidade Integrada Juscelino Kubistchek, localizada no povoado Mamorana, município de São Bernardo-MA. Nesse intendo buscou-se analisar os resultados dessa prática no processo ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina filosofia, utilizando-se como metodologia uma pesquisa Qualitativa, com abordagem colaborativa e observação participante, onde foi possível investigar a realidade que envolve o ensino da referida disciplina, buscando-se relacionar a filosofia com outras áreas do conhecimento humano, frente ao processo interdisciplinar e sua aplicabilidade no âmbito escolar, com vistas a contemplar a construção do conhecimento em outras áreas do saber, e a relação dos alunos com o meio social e a escola. Após a aplicação da sequência didática, efetuou-se uma pesquisa de campo junto aos três professores participantes, buscando saber quais as opiniões dos mesmos com relação ao desenvolvimento interdisciplinar dos alunos e quais as vantagens e desvantagens notadas pelos docentes. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os participantes, professores e alunos, demonstraram significativa melhora no processo ensino e aprendizagem, com aplicação da sequência didática interdisciplinar no ensino da disciplina Filosofia.
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI