Banca de DEFESA: RICO PINHEIRO LIMA
2020-03-18 16:18:44.584
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICO PINHEIRO LIMA
DATA: 30/03/2020
HORA: 17:00
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA: ANÁLISE DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino filosófico. Autonomia.Recursos Metodológicos. Conceituação.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A dissertação aqui apresentada é uma reflexão sobre o ensino da filosofia no
ensino médio visando avaliar um recurso didático e sua eficaz intrusão na
qualidade do ensino dessa disciplina ao propor uma discussão sobre como a
filosofia foi ensinada ao longo da história da educação do Brasil para vislumbrar o
aspecto que o jovem atual herdou e se isso tem influência de como o aluno
enxerga a disciplina filosofia. O objetivo geral é provar que um recurso didático, que
é o cinema, pode melhorar o interesse do discente junto à tão combalida disciplina.
Além de classificarmos o ensino da filosofia, também classificamos o aluno atual
dentro da sua cultura logo, seu modo de enxergar o mundo. Isso se deve ao fato
de, entendendo o aluno podemos propor um ensino diverso daquele que ele está
acostumado. A feitura do nosso processo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o
ensino dessa disciplina aliada a uma reflexão da atual situação da filosofia e uma
saída através do já citado recurso didático que é o cinema. Usamos o método
qualitativo para interpretar nossa pesquisa. O fato de os pesquisados serem alunos
dentro da sua comunidade contribuiu para isso, assim, classificamos também
nossa pesquisa como pesquisa-participante. Com o intento de provar nossa
argumentação, fizemos também uma experiência na escola com uma aula prática.
Foi usado para isso a técnica de recolhimento de dados chamada grupo focal, para
tentar perceber nos alunos dessa comunidade suas angústias, suas vontades, sua
relação com a filosofia e por fim se o cinema, como recurso didático, é eficaz como
propusemos. Essa prática foi capaz de elucidar que dentro de universo pequeno
que é o grupo focal, houve uma representatividade, que podemos classificar como
franca, do cinema como recurso didático. Os alunos afirmaram dentro da técnica
que uma aula com um recurso atende muito mais as suas expectativas do que
somente uma aula expositiva e dialogada. A experiência foi realizada nos idos de
setembro de 2019 com os alunos do segundo ano do ensino médio da escola C.E.
Vicente Maia.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 1062332 - LUIS INACIO OLIVEIRA COSTA
Presidente - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE