Go to accessibility

DISCENTE: FELIPE JOSE COSTA FERREIRA MAIA
DATA: 30/03/2020
LOCAL: Sala 02 do PGCULT
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA DAS CRIANÇAS DO 5º ANO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de filosofia, Fenomenologia, Antropologia filosófica, Formação da pessoa humana
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Este estudo sobre o ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação da pessoa humana parte do pressuposto de que a filosofia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a construção da personalidade humana uma vez que possibilita a construção de uma consciência crítica e de uma responsabilidade com a formação do próprio sujeito e sua relação com o mundo. Tem como objetivo geral analisar a relação do ensino de filosofia no desenvolvimento e na formação humana da criança do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular sob a perspectiva antropológica e pedagógica da filosofia de Edith Stein. A abordagem metodológica do presente trabalho, a partir da pesquisa qualitativa, tem como referencial a abordagem fenomenológica, tomando a análise do fenômeno situado como uma das modalidades desse tipo de investigação contemplando a descrição, a redução e a compreensão fenomenológica. Tendo como cerne a questão educacional, o ensino de filosofia para criança referenciou nas contribuições stenianas ao campo educativo apreendendo os conceitos de formação e de pessoa humana e o seu itinerário formativo no contexto do ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, ancorado na visão da filósofa sobre a formação humana que concebe o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psique e espírito, cabendo a educação levar consideração essa formação do ser humano completo.
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 2732945 - JOSE HENRIQUE SOUSA ASSAI