Go to accessibility

DISCENTE: QUIZÂNIOR DE OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 24/07/2020
LOCAL: http://meet.google.com/nsm-axdm-kjo
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO: UM OLHO NAS ORIENTAÇÕES LEGAIS E OUTRO NA ESCOLA, À LUZ DO PENSAMENTO DE DELEUZE.
PALAVRAS-CHAVES: Lei. Filosofia. Ensino.
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo geral da presente dissertação é compreender a influência dos instrumentos legais (LDB e suas alterações, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Filosofia) que dizem respeito à educação e a prática profissional em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de filosofia e sua influência sobre a escola e a prática da disciplina de filosofia. Discutimos o ensinar filosofia na perspectiva do pensamento de Deleuze e contextualização histórica, política e legal da disciplina de filosofia no Ensino Médio brasileiro. Para melhor compreensão dialogamos com Deleuze, a partir da noção de lei e ainda sua compreensão do que é a filosofia; então relacionamos o que “dizem” os instrumentos legais com o realizado na escola, especificamente no que diz respeito à prática na disciplina de filosofia, procuramos identificar relações entre o dito e o feito e assim construirmos uma reflexão sobre a influência das normativas da educação no dia a dia do CEM Dr. João Lula, no município de Timon-Ma, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, para então realizar analisar criticamente os dados coletados, este trabalho não objetiva insistir em modelos de ensino, mas compreender a filosofia do ensino da filosofia, como desafio nos dias atuais.
Presidente - 3089551 - HELDER MACHADO PASSOS
Interno - 407179 - MARIA OLILIA SERRA