Go to accessibility

DISCENTE: MARIA DE JESUS GONCALVES DOMINICI
DATA: 04/08/2020
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: Literatura fantástica e ensino de filosofia: uma proposta para o ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia. Literatura. Filosofia. Literatura Fantástica
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A pesquisa apresentada neste trabalho propõe a utilização da Literatura Fantástica no ensino de Filosofia como uma ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos estudantes do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. A Literatura Fantástica pode ser um recurso didático capaz de despertar no aluno do ensino médio um maior interesse pelas aulas de Filosofia. Para fundamentar nossos estudos abordamos a perspectiva todoroviana e sartreana sobre o gênero fantástico. Verificamos a viabilidade em estabelecer o entrelaçamento histórico entre Filosofia e Literatura, assim como a possibilidade deste enlace proporcionar aos estudantes um despertar filosófico. Como metodologia de pesquisa, consideramos o estudo de caso, aliado ao uso eficiente da Literatura Fantástica, como instrumento pedagógico capaz de auxiliar os estudantes na compreensão dos conceitos filosóficos abordados durante as aulas. Esta é uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório em que será desenvolvido um estudo dentro do modelo qualitativo e quantitativo de investigação, cujos objetivos são: Investigar o ensino de Filosofia no Brasil; descrever a ligação entre Literatura e Filosofia, assim como a influência positiva dessa relação para o processo ensino-aprendizagem; verificar a possível contribuição da Literatura Fantástica para a compreensão de temáticas filosóficas em sala de aula.
Presidente - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE
Interno - 407179 - MARIA OLILIA SERRA