Go to accessibility

DATA: 16/10/2020
LOCAL: Sala de Vídeo de Filosofia
TÍTULO: FRANCISCO DAS CHAGAS GALENO MACHADO
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Interdisciplinaridade. Sequência didática.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O ensino de filosofia apresenta-se com fundamental e necessário para o desenvolvimento da leitura de mundo dos estudantes, uma vez que esse ensino, nos dias atuais, tem-se voltado para práticas educativas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras, interdisciplinares, com vista as novas experiências de abordagem dos seus conteúdos escolares. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma sequência didática como proposta interdisciplinar no 6º ano do ensino fundamental, na Unidade Integrada Juscelino Kubistchek, localizada no povoado Mamorana, município de São Bernardo-MA. Nesse intento desenvolveu-se experiencia de ensino na perspectiva interdisciplinar analisando os resultados dessa prática no processo ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina filosofia. A abordagem metodológica da pesquisa circunscreveu a pesquisa qualitativa, de caráter colaborativa utilizado da observação participante, na investigação da realidade que envolve o ensino de filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental, buscando-se relacionar a filosofia com outras áreas do conhecimento humano, frente ao processo interdisciplinar e sua aplicabilidade no âmbito escolar, com vistas a contemplar a construção do conhecimento conjuntamente a outras áreas do saber disciplinar considerando a relação dos alunos com o meio social e a escola. A experiencia da sequência didática com atividades integradoras envolveu três áreas de saber disciplinas, contando, assim, com três sujeitos professores, participante da pesquisa de campo, relatando e avaliando sobre a experiencia de ensino e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram significativa melhora no processo ensino e aprendizagem, com aplicação da sequência didática interdisciplinar no ensino da disciplina Filosofia dos anos finais do Ensino Fundamental.
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI