Banca de DEFESA: CAMILA RAISSA SANTOS TORRES
2020-12-22 10:41:19.989
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA RAISSA SANTOS TORRES
DATA: 08/01/2021
HORA: 10:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: EDUCAR PARA O PENSAR: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DE MATTHEW LIPMAN - Uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho.
PALAVRAS-CHAVES: Experiência, Filosofia, Educação.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente estudo tem como temática: EDUCAR PARA O PENSAR: O PROCESSO DE
ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE
INVESTIGAÇÃO DE MATTHEW LIPMAN: Uma experiência filosófica na UEB Professor
Ronald Da Silva Carvalho. Essa pesquisa surge, inicialmente, de inquietação profissional e
pessoal acerca do desenvolvimento de estratégias para o ensino de filosofia para crianças,
posteriormente, aprimorada no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia da
Universidade Federal do Maranhão UFMA. Com o intuito de elaboração de produto,
objetivamos de forma geral: entender o desenvolvimento do pensamento de ordem superior
na experiência dialógica promovida pela Comunidade de Investigação de Matthew Lipman,
na perspectiva de mostrar uma estrutura de proposta pedagógica para aplicação do ensino de
filosofia para o ensino fundamental maior da educação básica, visando um educar para o
pensar. Como objetivos específicos buscamos identificar os pressupostos teóricos para
elaboração da Comunidade de Investigação, das experiências dialógicas significativas no
ambiente escolar, reconhecer as etapas de o processo de desenvolvimento do pensamento de
ordem superior e a relação de dependências das experiências significativas em sala de aula;
demonstrar a necessidade do funcionamento da Comunidade de Investigação para desenvolver
a metodologia do Programa de Filosofia para Crianças: Educar para o Pensar; e por meio de
coleta e análise de dados obtidos durante a pesquisa, sugerir a sequência de estratégias para
ensino de filosofia no ensino fundamental. Seguindo essa delimitação, a pesquisa deve se
caracterizar como metodologia de estudo de caso, com métodos mistos, que combinam
instrumentos de pesquisa, tanto qualitativos quanto quantitativos. Os sujeitos da pesquisa, são
os alunos do 6º ano do ensino fundamental maior, da UEB Professor Ronald Da Silva
Carvalho. Nesse percurso, desenvolvemos o referencial teórico, fazendo relação entre o
Programa de Filosofia para Crianças e as principais influências para sua elaboração, abordando
tanto os conceitos desenvolvidos por Matthew Lipman, por John Dewey e as referências sobre
a psicologia de Vygotsky utilizadas no Programa. Destacamos o processo de construção da
Comunidade de Investigação e sua manutenção, além de descrever os componentes para o
desenvolvimento do pensamento de ordem superior. Por fim, realizamos a entrega de
sequência de estratégias para a utilização do Programa de Filosofia Para Crianças com vistas
para adaptação à diferentes contextos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Presidente - 1086626 - JOSE ASSUNCAO FERNANDES LEITE
Externo ao Programa - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA