Go to accessibility

DISCENTE: CAMILA RAISSA SANTOS TORRES
DATA: 08/01/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: EDUCAR PARA O PENSAR: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DE MATTHEW LIPMAN - Uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho.
PALAVRAS-CHAVES: Experiência, Filosofia, Educação.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente estudo tem como temática: EDUCAR PARA O PENSAR: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DE MATTHEW LIPMAN: Uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho. Essa pesquisa surge, inicialmente, de inquietação profissional e pessoal acerca do desenvolvimento de estratégias para o ensino de filosofia para crianças, posteriormente, aprimorada no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Com o intuito de elaboração de produto, objetivamos de forma geral: entender o desenvolvimento do pensamento de ordem superior na experiência dialógica promovida pela Comunidade de Investigação de Matthew Lipman, na perspectiva de mostrar uma estrutura de proposta pedagógica para aplicação do ensino de filosofia para o ensino fundamental maior da educação básica, visando um educar para o pensar. Como objetivos específicos buscamos identificar os pressupostos teóricos para elaboração da Comunidade de Investigação, das experiências dialógicas significativas no ambiente escolar, reconhecer as etapas de o processo de desenvolvimento do pensamento de ordem superior e a relação de dependências das experiências significativas em sala de aula; demonstrar a necessidade do funcionamento da Comunidade de Investigação para desenvolver a metodologia do Programa de Filosofia para Crianças: Educar para o Pensar; e por meio de coleta e análise de dados obtidos durante a pesquisa, sugerir a sequência de estratégias para ensino de filosofia no ensino fundamental. Seguindo essa delimitação, a pesquisa deve se caracterizar como metodologia de estudo de caso, com métodos mistos, que combinam instrumentos de pesquisa, tanto qualitativos quanto quantitativos. Os sujeitos da pesquisa, são os alunos do 6º ano do ensino fundamental maior, da UEB Professor Ronald Da Silva Carvalho. Nesse percurso, desenvolvemos o referencial teórico, fazendo relação entre o Programa de Filosofia para Crianças e as principais influências para sua elaboração, abordando tanto os conceitos desenvolvidos por Matthew Lipman, por John Dewey e as referências sobre a psicologia de Vygotsky utilizadas no Programa. Destacamos o processo de construção da Comunidade de Investigação e sua manutenção, além de descrever os componentes para o desenvolvimento do pensamento de ordem superior. Por fim, realizamos a entrega de sequência de estratégias para a utilização do Programa de Filosofia Para Crianças com vistas para adaptação à diferentes contextos.
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Presidente - 1086626 - JOSE ASSUNCAO FERNANDES LEITE