Go to accessibility

DISCENTE: ZEABEL DE ARRUDA FILHO
DATA: 25/02/2021
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO: PEDAGOGIA DA MÍMESIS NO ENSINO DE FILOSOFIA: repensando a prática educativa na educação básica
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Ensino. Filosofia. Mímesis. Recurso metodológico.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Neste trabalho investigativo pretendemos examinar a proposta de emprego da mímesis como recurso metodológico ao ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, na turma oitavo (8º) ano A, da escola Unidade Integrada Manoel Campos Sousa - anexo. O desafio que encontramos ao lecionar Filosofia nesta instituição escolar diz respeito à forma de ensiná-la e de aprendê-la atualmente. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem filosófica decorre de uma prática educativa que se realiza, ainda, aos moldes da pedagogia tradicional. Essa constatação reforça, ao que parece, a ideia de que esta tendência pedagógica está se tornando obsoleta frente às necessidades dos estudantes e da escola à medida que não acompanha o ritmo das transformações sociais provocando, assim, a manifestação de uma postura passiva de grande parte dos discentes em relação ao conteúdo proposto pelo professor. É nesse contexto que nos dispomos a pensar filosoficamente e teórico-metodologicamente o ensino de filosofia a partir da atividade mimética, como forma de ressignificar tal maneira de ensinar e aprender Filosofia na educação básica. Para tanto, essa pesquisa se inicia a partir do estudo das categorias aristotélicas de mímesis e educação, assim como, da relação entre ambas. Em seguida, discutimos o processo de ensinar e aprender filosofia na educação básica tendo como aporte teórico as contribuições de alguns filósofos e educadores, entre estes, destacamos: Geraldo B. Horn (2009), Maurice Tardif (2014) e Jacques Rancière (2004). Dada a hipótese de a mímesis contribuir para o ensino de filosofia e para o desenvolvimento crítico e criativo dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, nos engajamos em propor uma sequência didática baseada na atividade mimética com vistas a compreender o resultado dessa experiência pedagógico-filosófica em sala de aula. No que tange à metodologia, esta pesquisa é de natureza qualitativa e dirige-se à área das ciências humanas fazendo observância ao método de abordagem hipotético-dedutivo. Em relação aos procedimentos metodológicos optamos pela Intervenção educativa devido a ocorrência de aplicação de atividades voltadas ao processo de ensino-aprendizagem filosófica em sala de aula, a partir do emprego de técnicas específicas de coleta de dados que envolvem os seguintes instrumentos, a saber: questionário semi-estruturado pré-intervenção educativa, questionário estruturado pós-intervenção educativa e questionário socioeconômico e étnico racial, com vistas ao estabelecimento de novas estratégias didático-pedagógicas voltadas ao ensino de filosofia. Na análise e interpretação dos dados, preferimos a descrição das evidências através de elementos visuais (tabelas, gráficos, listas) com notas explicativas que visam o esclarecimento das informações obtidas. Adiante, em vista das descobertas, buscamos comprovar as hipóteses formuladas na tentativa de exprimir, à medida do possível, o sentido que tais referências prestam a essa atividade investigativa.
Externo ao Programa - 1262837 - DOMINGOS RIBEIRO MENDES JUNIOR
Presidente - 1240674 - FRANCIELE MONIQUE SCOPETC DOS SANTOS