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Banca de DEFESA: JOEZILTON SILVA SODRÉ

2021-03-02 09:47:11.508

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOEZILTON SILVA SODRÉ
DATA: 02/03/2021
HORA: 19:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: AS TDIC’s COMO MEIOS DE PRODUÇÃO E A CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA: Um Estudo de Caso nas Escolas Centro de Ensino Integral João Francisco Lisboa, São Luís (MA) – Capital – e no Centro de Ensino Dr. Tarquinio Lopes Filho, Carutapera (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Homem; Sociedade; Educação; Consciência Filosófica; TDIC’s.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar se os espaços de diálogos e potencialidades promovidos pelas TDIC’s, podem contribuir para a formação da consciência filosófica. Para tanto, como primeiro objetivo específico iremos demonstrar o humano, a sociedade e a educação como fundamento de um ensino de filosofia. O segundo objetivo será explicar as TDIC’s como meios de produção e a formação da consciência filosófica. O terceiro e último, demonstrar se os professores de filosofia, percebem elementos que o uso das TDIC’s, no ensino de filosofia, contribui para a produção e desenvolvimento da consciência filosófica. A abordagem metodológica será na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Para tanto, o materialismo histórico dialético, que tem como seu principal representante Karl Marx. Por isso, as análises dar-se-ão ancoradas nas obras A Ideologia Alemã de Marx e Engels (2007), Manuscritos econômicos-filosóficos de Marx (1974), Para uma Ontologia do Ser Social II de Lukács (2013), O Homem Unidimensional de Herbert Marcuse (2015), além de outras obras como o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels (2007), História e Consciência de Classe de Lukács (2003). O método de investigação adotado é o Estudo de Caso, que visa compreender fenômenos sociais complexos, preservando as características holísticas e significativas dos eventos do objeto pesquisado, além de buscar evidências qualitativas e quantitativas. Os resultados revelaram que o desenvolvimento e a produção da consciência filosófica, depende da causa que determina o pôr teleológico, sendo que é a consciência quem põe o pôr teleológico. No contexto do uso das TDIC’s no ensino de filsofia, a consciência filosófica só é produzida e desenvolvida, se os espaços de diálogos e as potencialidades promovidas pelas TDIC’s possibilitarem com que o professor, que é consciente de sua classe social, que conhece a causa que determinou o pôr teleológico e que é ciente dos interesses de sua classe social, desenvolva uma prática com o uso das TDIC’s, capaz de promover acumulo quantitativo de conhecimentos, que em algum momento, permitirá um salto qualitativamente diferente em direção a consciência filosófica. No entanto, o ensino de filosofia só desenvolve a consciência filosofia, com o uso das TDIC’s se o ensino de filosofia for ideologicamente claro. Fato que permite criar uma racionalidade criativa, que expanda o diálogo para além dos interesses do capital, promovendo a aquisição de novos conhecimentos e, sobretudo, que o pensamento seja desenvolvido para que seja capaz de captar toda a realidade.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Externo à Instituição - FERNANDA MOTTA DE PAULA RESENDE - UNESP

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