Go to accessibility

DISCENTE: SAULO WEMERSON LIRA SILVA
DATA: 22/07/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: ENSINO DE FILOSOFIA E CINEMA NA RELAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E COMUNIDADES DO INTERIOR DO MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Imagem. Afetividade. Logopatia. Conceitos-imagens. Ensino de Filosofia.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente trabalho pretende analisar a arte cinematográfica como linguagem que amplia as reflexões filosóficas. Avaliar o quanto um filme pode contribuir, sem argumentar de forma tradicional, com o aprofundamento do nosso conhecimento, potencializando nossas percepções e redimensionando nossas reflexões. Traz como tema a relação entre filosofia e cinema, mais precisamente o ensino de filosofia mediado pelo cinema. Aqui pretende-se defender a ideia de que o filme, pelas suas particularidades de expressão e de técnica, é um importante veículo de expressão sensível para o ensino de filosofia, podendo produzir ou despertar nos estudantes a reflexão crítica e assimilação de temas e conceitos da filosofia. Iniciamos o trabalho pelo estudo dos conceitos-imagem, gerado da visão filosófica direcionada ao cinema e estruturalmente oposto aos conceitos-ideia gerados pela escrita. Posteriormente, adentramos à importância do elemento afetivo na compreensão filosófica, considerando que o conhecimento racional pode se estabelecer mediante uma apreensão sensível, de maneira "logopática", pelo impacto emocional provocado pelo cinema.
Externo ao Programa - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 407179 - MARIA OLILIA SERRA