Go to accessibility

DISCENTE: DÉBORA CRISTINE FERNANDES OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA: 24/08/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁXIS EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DA AUTONOMIA DOS DISCENTES.
PALAVRAS-CHAVES: autonomia; diálogo; ensino de filosofia; práxis educativa.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esse estudo tem como objetivo geral investigar o ensino de Filosofia, como proposta de práxis educativa comprometida com exercício da autonomia dos discentes no Centro de Ensino Professor Ezelberto Martins, escola situada no bairro da Vila Sarney industrial, zona rural do munícipio de São Luís do Maranhão. O trabalho tem por objetivos específicos: identificar os conceitos de dialogicidade e a sua relevância no ensino de Filosofia como caminho para a autonomia; reconhecer as concepções teórico-metodológicas utilizadas nas aulas de Filosofia; observar a prática educativa nas aulas de filosofia das turmas de 2º e 3º ano. Com base nos pressupostos teóricos de Paulo Freire (2002) e Jean Paul Sartre (2015), a pesquisa discorre sobre as categorias autonomia, liberdade e práxis, ampliando a relação destas ao ensino de Filosofia. A mesma tem por base epistemológica a fenomenologia e se enquadra em sua abordagem metodológica como pesquisa qualitativa, além de utilizar-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e de intervenção. O texto apresentado está dividido em cinco seções, onde na primeira é feita a exposição do tema, trazendo a relevância deste para o estudo proposto; na segunda preocupa-se em tratar os conceitos de dialogicidade e sua importância para o ensino de Filosofia; na terceira seção discute-se a concepção educacional de Freire e Sartre, trazendo as categorias de autonomia, liberdade e práxis; na quarta seção é feita a análise do lócus da pesquisa e as falas dos sujeitos, onde são trazidos os resultados da pesquisa; e na quinta seção finaliza-se com as considerações finais referentes ao trabalho desenvolvido.
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA