Go to accessibility

DISCENTE: DANIELA DE OLIVEIRA DOS ANJOS
DATA: 27/09/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA: análise da atuação educativa de êxito tertúlia dialógica buscando a autonomia discente na Escola de Tempo Integral.
PALAVRAS-CHAVES: Autonomia. Tertúlia Dialógica. Ensino de Filosofia. Immanuel Kant.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esse estudo tem como objetivo analisar a Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica em Filosofia que busca a autonomia do aluno na Escola de Tempo Integral, enquanto a educação torna o educando um ser moral, a partir de uma investigação teórico-metodológica, que contribua com o desenvolvimento da autonomia dos discentes no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa. A partir das teorias educacionais de Immanuel Kant parte-se do pressuposto de que se quisermos uma educação para transformação deve-se investir no ensino alicerçado na compreensão e exercício da autonomia. Nesse sentido, a Tertúlia Dialógica compreende uma educação para autonomia que concebe os educandos enquanto sujeitos inseridos no mundo, que se relacionam aos demais, modificam a si e ao mundo. Kant parte do princípio crítico- emancipatório de que a educação é instrumento necessário para o desenvolvimento humano. A educação deve governar os instintos animais da criança, para que ela não se desvie do projeto de educação, isto é, dá as condições para que o educando se torne um indivíduo autônomo. Observa-se em Immanuel Kant os conceitos de liberdade, moral e disciplina, trazidos em sua obra Sobre a Pedagogia quando nos oferece indicadores claros como educar as crianças para podermos ter cidadãos autônomos na sociedade. Nessa perspectiva ressalta-se a relevância sobre o ensino de filosofia na educação básica para a construção do ser humano, considerando que este proporciona meios para a compreensão deste enquanto sujeito histórico e participante além de conhecimento do mundo e dele mesmo. Dessa maneira a Tertúlia Dialógica é uma proposta metodológica da educação que compreende o ato de educar a partir da realidade do aluno, agregando à formação de valores para sua vida. Para isso, além do principal pensador, os seguintes autores são tomados como referências: Marçal (2009), Apis (2007), Bresolin (2016), Cerletti (2009), Dalbosco (2011), Gatti (2019), Ghedin (2009), Flecha (1997), Gallo (2007), Freire (2019), Habermas (2012), Ranciére (2004), Rousseau (2014). Nesse sentido, essa dissertação preocupa-se em tratar, no primeiro capítulo sobre a concepção da Tertúlia Dialógica, discutindo sobre sua importância para a autonomia; discorre sobre os aspectos históricos do ensino e a dialogicidade no segundo capítulo com Immanuel Kant que coloca a educação como condutor para os esclarecimentos, moralidade e por fim, a análise do lócus e metodologia da pesquisa no último capítulo, onde serão trazidos os resultados de nossa pesquisa que será feita na escola em questão.
Externo ao Programa - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Presidente - 3089551 - HELDER MACHADO PASSOS