Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELISON DA COSTA BARROS

2021-09-13 16:51:52.238

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELISON DA COSTA BARROS
DATA: 27/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: FILOSOFIA DA ESCUTA DISCENTE E A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPA- PA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integrada. Ensino. Escuta. Lugar da Filosofia. Prática Docente.
PÁGINAS: 234
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta pesquisa, voltada para filosofia da escuta discente sobre a prática docente no contexto da educação profissional integrada no campus Bragança do IFPA-PA, parte da problemática como os discentes do curso de edificações percebem a prática docente no ensino de filosofia e qual a implicação dessas percepções no repensar da prática docente de filosofia? Com foco na reflexão sobre a escuta discente em relação a ação docente, esse estudo tem como objetivo geral analisar a percepção discente sobre a prática docente no ensino de filosofia a partir da escuta bem com a sua implicação no repensar a ação docente. O caminho metodológico da pesquisa passou pela bibliografia e fenomenológica, apropriando-se do estudo de caso, sobre a escuta discente, a partir da metodologia de ensino da Sequência Didática. Ancorou-se no referencial teórico do filosófico Martin Heidegger, de modo particular nas categorias de Ensino, Escuta e Prática na qual forma apropriada a partir de algumas obras e textos O que é uma coisa? (1935-36) e o que significa pensar? (1951-52) para apreender a ideia de ensinar e apreender bem como dialogando com outros autores para reflexão sobre a prática docente e o sentido de ensinar filosofia recorrendo a autores como Freire (1996), Kahlmeyer-Mertens (2005; 2008), Werle (2008), Schön (1995), Tardif (2014), no entendimento dessa epstemologia da prática docente em contexto de ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso que teve como campo empírico o ensino médio integrado do Curso de Edificações, a turma do 2° ano do ensino médio do IFPA, campus Bragança na qual desenvolveu a pesquisa e a experiencia com a aplicação de uma sequência didática como base e pretexto para a escuta discente sobre a prática docente com implicação para a abertura do deixar aprender.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - MARCOS ÉRICO DE ARAÚJO SILVA - UERN

End of content