Banca de DEFESA: PEDRO ANDRE PIRES DE ALMEIDA
2021-09-27 18:08:20.512
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ANDRE PIRES DE ALMEIDA
DATA: 15/10/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Por meio remoto, pela plataforma do google meet
TÍTULO: AGIR COMUNICATIVO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O
ENSINO DE FILOSOFIA.
PALAVRAS-CHAVES: Ação comunicativa; Proposta Metodológica; Ensino de
Filosofia; Educação.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Este trabalho se apresenta com o objetivo de pensar o agir comunicativo como
proposta metodológica para o ensino de filosofia, tendo em vista trazer uma
contribuição da teoria habermasiana para o ensino. Pensamos que na perspectiva
do agir comunicativo temos a possibilidade de questionarmos os conhecimentos
pertinentes à prática docente, visando a organização e a promoção de práticas
educativas em ambiente escolar, mas sobretudo em sala de aula, onde possamos
utilizar uma didática voltada à participação dos alunos de forma democrática,através
de seus atos de fala. Tendo por base a teoria de Habermas, sabemos então que o
conhecimento não estará jamais definido como algo pronto e acabado, mas irá se
revelar por meio das relações intersubjetivas que, por sua vez, estão sustentadas no
discurso argumentativo, na comunicação, na linguagem e no entendimento.
Trabalhamos especificamente tentando mostrar uma aproximação entre a teoria do
agir comunicativo e a educação, mas sobretudo uma aproximação com o ensino de
filosofia, em que pode contribuir enquanto metodologia de ensino e seus resultados
práticos em sala de aula. Pelo fato de Habermas não ser um teórico estritamente da
educação, então trouxemos ao trabalho a contribuição da pedagogia Freireana
enquanto elemento promiordial acerca do dialogo e uma consideraçao mais proxima
das realidades dos alunos,tendo em vista, que Paulo Freire foi um pedagogo que
partia das realidades dos proprios alunos e tinha o dialogo como papel fundametal
para trabalhar as um ensino a partir experiencias pessoais dos alunos em sala de
aula. A pesquisa parte da hipótese de que é fundamental a comunicação como meio
de ensino/aprendizagem em sala de aula, o que gera nos discentes uma noção de
participação e argumentação sobre o tema trabalhado com o professor. A formação
de jovens participativos é essencial às sociedades com democracia avançada. Os
sujeitos da pesquisa são os alunos do 2º ano, turma 200 do matutino do Centro de
Ensino Médio José França de Sousa, no município de Raposa-MA.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3089551 - HELDER MACHADO PASSOS
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS DE CASTRO DANTAS - UEMA
Presidente - 407179 - MARIA OLILIA SERRA