Go to accessibility

DISCENTE: ELINE MESQUITA ALMEIDA
DATA: 21/12/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: LIBRAS E ENSINO DE FILOSOFIA: a experiência do pensar pelas mãos que falam
PALAVRAS-CHAVES: Corporeidade. Movimento. Ensino de Filosofia. Ensino de Libras. MerleauPonty.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Por meio de pesquisa teórico-metodológica, nosso trabalho tem como intento estabelecer um elo entre a Filosofia e a Libras numa proposta de elaborar material didático-pedagógico do ensino de Filosofia pela experiência da Libras. A Filosofia uma vez instaurada no universo escolar precisa exercer de maneira crítico-reflexiva um despertar constante para a práxis, e, portanto, ter papel ativo e transformador na relação professor-aluno. Nesse sentido, uma educação que estabeleça elos que sejam verdadeiramente inclusivos e voltados à cidadania se faz necessário. A partir de estudos à luz do pensamento de Maurice Merleau-Ponty podemos fortalecer esses elos quando passamos a compreender como a experiência de corporeidade nos proporciona tanto com a Filosofia quanto com a Libras uma relação direta da linguagem de um corpo-sujeito. Nos mais diversos teóricos estudados e, principalmente o já citado aqui, observa- se conceitos como corpo, expressão, linguagem, movimento, entre outros. Dessa forma, no primeiro capítulo faremos um percurso histórico da ausência-presença da Filosofia no sistema de ensino brasileiro. Veremos as correntes filosóficas e o sistema de ensino dos surdos, buscando elucidar o que é a surdez e as línguas de sinais e ainda compartilhamos conhecimentos sobre a epistemologia surda vinculando à corporeidade presente nos sinais da Libras. No segundo capítulo, refletiremos temáticas como percepção, corpo-próprio, expressão, linguagem e fala. Tais temáticas são de grande sustentabilidade ao nosso trabalho, e nesse percurso nos utilizamos de muitas obras, mas como leitura principal, a obra Fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. No que tange ao terceiro capítulo, temos a parte prática de nossa pesquisa sobre o ensino da Filosofia pela enunciação da Libras: este é o momento de concretização da experiência do pensar pelas mãos. A pesquisa a ser realizada tem como lócus o CAS- Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez prof.a Maria da Glória Costa Arcangelli e será desenvolvida por etapas que se seguem a partir de oficinas filosóficas. As oficinas serão transcritas para a |LIBRAS depois de serem analisadas pelo professor, alunos e intérpretes no intento de desenvolver e aperfeiçoar material didático pedagógico para o ensino de filosofia pela enunciação da LIBRAS.
Presidente - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE
Interno - 407179 - MARIA OLILIA SERRA