Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CARLOS SANTOS
2022-03-02 10:08:49.611
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE CARLOS SANTOS
DATA: 15/03/2022
HORA: 18:30
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO: FILOSOFIA E BNCC, PRESENÇA OU AUSÊNCIA: a filosofia e o novo ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: BNCC, Filosofia, Ensino Médio
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Uma problemática recorrente na história do ensino de Filosofia no Brasil diz respeito da
presença da Filosofia e de seus conteúdos no ensino brasileiro. Com homologação da BNCC,
em 14 de dezembro de 2018, esse debate torna-se proeminente, haja vista, embora a BNCC
não seja um consenso, ela é uma realidade e estar em estágio de implementação e, essa
implementação, interferi diretamente na política pedagógica da escola, na estrutura curricular
da escola e na prática docente no exercício do ensino. Nessa perspectiva, através da análise
de conteúdo, acerca de objetos bibliográficos, de documentos oficiais e da BNCC, nossa
pesquisa visa identificar as competências e habilidades que compartilhamos com outras áreas
de conhecimento no desenvolvimento das competências proposta pela BNCC para o Ensino
Médio. Para tanto, no primeiro capítulo faremos através da obra O ensino de filosofia como
problema filosófico (2009), de Alejandro Cerletti, um estudo sobre a complexidade do ensino
de Filosofia, procurando entender, a identidade da Filosofia e do filosofar, como também,
refletir sobre, a função e a finalidade da Filosofia como disciplina e, sobre o que ensinar e como
fazê-lo. No segundo capítulo, a partir da obra Ensino de Filosofia e Currículo (2008), de Ronai
Pires da Rocha, procuraremos discutir dentre várias problemáticas, a questão do currículo e
todas as suas implicações para o ensino de Filosofia, procurando, tornar significativa a
disciplina em relação aos objetivos gerais, formativos, do Ensino médio e aos objetivos
específicos da Filosofia. Já no terceiro capítulo, com a obra A Natureza da filosofia e o seu
ensino (2002), de Desidério Murcho, refletiremos sobre importância e o papel, do professor de
Filosofia, no ensinar Filosofia. No quarto capítulo, temos a parte prática de nosso trabalho, que
consiste em fazer um mapeamento das competências e habilidades a serem adquiridas pelo
estudante sugeridas pela BNCC que compartilhamos com outras áreas de conhecimento e em
seguida, apresentaremos a análise deste mapeamento.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3314148 - JOEDSON MARCOS SILVA
Presidente - 983.479.420-72 - JOSÉ LEONARDO ANNUNZIATO RUIVO
Interno - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES