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Banca de DEFESA: HELISON DA COSTA BARROS

2022-03-14 09:44:25.835

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELISON DA COSTA BARROS
DATA: 31/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO: FILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integrada. Ensinar-aprender. Filosofia da Escuta. Prática Docente.
PÁGINAS: 202
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta dissertação apresenta, como problemática circunstancial e balizadora, a intenção de responder à seguinte questão: como os discentes do curso de Edificações percebem a prática docente no ensino de filosofia e qual a implicação dessa escuta no repensar da prática docente de filosofia? Este problema surge a partir das minhas inquietações de escutar os discentes proferirem impressões/dizeres sobre a prática docente. Tais percepções discentes sobre os fazeres docentes sempre me instigavam a buscar compreender essas escutas, para assim repensar a minha própria prática docente no contexto de sala de aula. Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é analisar a percepção discente sobre a prática docente no ensino de filosofia, a partir da escuta, bem como a sua implicação no repensar a ação docente. É, portanto, uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa pesquisa bibliográfica-documental, e um estudo de caso, com os discentes do 2o. ano do curso de Edificações, do IFPA campus Bragança, onde se deu a pesquisa prática, tendo como intervenção a aplicação e avaliação de um Sequência Didática (SD) que levasse em consideração a escuta discente. A dissertação apresenta ainda os conceitos principais sobre as categorias heideggerianas: aprender-ensinar, pensar, técnica, filosofia da escuta, assim como a categoria de prática docente de Maurice Tardif, na qual nos apoiamos de modo inicial e que nos auxiliou a entender que ela é guiada por tipos de ação que são, na verdade, representações que o professor escolhe para orientar sua práxis no contexto de sala de aula. Nesse sentido, a prática docente em Martin Heidegger está voltada para um tipo de ação questionadora e crítica, que deve orientar e organizar a práxis de sala de aula. Com os resultados e análises da escuta aos discentes, pode-se perceber que a escuta se torna um caminho essencial para repensar nossa prática docente no contexto de sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS ÉRICO DE ARAÚJO SILVA - UERN
Interno - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE

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