Go to accessibility

DATA: 23/05/2022
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO: PENSAR A PRÁXIS COMO FUNDAMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
PALAVRAS-CHAVES: Gramsci, Filosofia da práxis, Política, Escola, Cordel.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A práxis de Gramsci é a consciência política. O escopo dessa pesquisa é estudar a práxis do professor de filosofia, em sala de aula, a partir da categoria, filosofia da práxis de Antonio Gramsci. Buscamos reunir dados/informações com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: como apresentar uma proposta metodológica do ensino de filosofia como filosofia da práxis, na escola estadual de ensino médio, Centro de Ensino Nazaré Ramos, na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão. Na tentativa de responder o problema da pesquisa apresentado, partimos da hipótese de que os professores de filosofia, da escola citada, têm uma filosofia da práxis? O fim primordial do problema em questão é apresentar uma metodologia de ensino de filosofia como práxis filosófica e emancipação social voltada para transformar a práxis dos docentes de filosofia no ensino médio, em especial na escola campo de pesquisa, resultante da compreensão da filosofia da práxis de Gramsci. Esta pesquisa será desenvolvida, por meio de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico envolvendo a pesquisa-ação, entrevistas, questionários que permita ao pesquisador intervir diante do problema. A mesma tem como horizonte conceitual o materialismo histórico dialético de Gramsci e contará com a participação de cinco professores de filosofia, dez alunos da terceira série do ensino médio, do turno vespertino na pesquisa. Como forma de intervenção, realizaremos dois seminários temáticos e uma oficina de literatura de cordel, a partir da filosofia da práxis gramsciana e a criação de uma cartilha de cordel como forma de produto.
Interno - 1262837 - DOMINGOS RIBEIRO MENDES JUNIOR
Presidente - 2250592 - LUIS HERNAN URIBE MIRANDA