Go to accessibility

DISCENTE: BEATRIZ LORENA DE SOUSA
DATA: 20/10/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: A Base Nacional Comum Curricular, o novo Ensino Médio e o impacto no ensino de filosofia: dando voz aos professores de São Luís do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Currículo. Entidades educacionais. Professor de filosofia. Diálogo.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta pesquisa busca investigar como os professores de filosofia do Ensino Básico em São Luís estão vivenciando a estruturação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no processo da educação escolar. Conhecer os direcionamentos e os efeitos que a BNCC tem causado ao trabalho do professor de filosofia são fundamentais para entender o impacto dessas mudanças no ensino de filosofia no contexto ludovicense. As movimentações atuais nas políticas curriculares educacionais nasceram de um panorama que não considerou o professor da Educação Básica como fonte de saber sobre a realidade educacional brasileira, o que levou essa pesquisa a dar um lugar de voz e escuta a esse docente, para compreender essa mudança educacional a partir daqueles que são peças fundante para a educação, desta forma, tentar entender as mobilizações e resistências manifestadas em relação à BNCC. A perspectiva dessa análise considerou a compreensão dos professores sobre as modificações através de orientações metodológicas realizadas de forma documental e bibliográfica. Também foi usada uma abordagem hermenêutica para melhor compreender a última parte da pesquisa que trouxe entrevistas semiestruturada com professores que já lecionaram no campo da filosofia, seguida por uma pesquisa objetiva feita por um questionário gerado pelo google forms com educadores que lecionam atualmente a disciplina de filosofia, essa parte na pesquisa teve intuito de perceber esses sujeitos da educação por meio das perspectivas teóricas de Hans-Georg Gadamer e Paulo Freire colaborando com suas ideias sobre o diálogo e educação. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que as políticas curriculares trazidas pela BNCC, da forma como foi estruturada e imposta no contexto escolar, acaba por levar ao professor de filosofia a posição de enfrentamento e mobilização social, via contestação, embates, conflitos e ações para garantir a manutenção da educação de filosofia.
Presidente - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA