Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ LORENA DE SOUSA
2022-10-13 09:50:29.261
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ LORENA DE SOUSA
DATA: 20/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: A Base Nacional Comum Curricular, o novo Ensino Médio e o impacto no ensino de filosofia: dando voz aos professores de São Luís do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Currículo. Entidades educacionais. Professor de filosofia.
Diálogo.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta pesquisa busca investigar como os professores de filosofia do Ensino Básico
em São Luís estão vivenciando a estruturação e implementação da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) no processo da educação escolar. Conhecer os
direcionamentos e os efeitos que a BNCC tem causado ao trabalho do professor de
filosofia são fundamentais para entender o impacto dessas mudanças no ensino
de filosofia no contexto ludovicense. As movimentações atuais nas políticas
curriculares educacionais nasceram de um panorama que não considerou o
professor da Educação Básica como fonte de saber sobre a realidade educacional
brasileira, o que levou essa pesquisa a dar um lugar de voz e escuta a esse
docente, para compreender essa mudança educacional a partir daqueles que são
peças fundante para a educação, desta forma, tentar entender as mobilizações e
resistências manifestadas em relação à BNCC. A perspectiva dessa análise
considerou a compreensão dos professores sobre as modificações através de
orientações metodológicas realizadas de forma documental e bibliográfica. Também
foi usada uma abordagem hermenêutica para melhor compreender a última parte da
pesquisa que trouxe entrevistas semiestruturada com professores que já lecionaram
no campo da filosofia, seguida por uma pesquisa objetiva feita por um questionário
gerado pelo google forms com educadores que lecionam atualmente a disciplina
de filosofia, essa parte na pesquisa teve intuito de perceber esses sujeitos da
educação por meio das perspectivas teóricas de Hans-Georg Gadamer e Paulo
Freire colaborando com suas ideias sobre o diálogo e educação. Os resultados
dessa pesquisa evidenciam que as políticas curriculares trazidas pela BNCC, da
forma como foi estruturada e imposta no contexto escolar, acaba por levar ao
professor de filosofia a posição de enfrentamento e mobilização social, via
contestação, embates, conflitos e ações para garantir a manutenção da educação
de filosofia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA