Go to accessibility

DISCENTE: WAYNER DE ANDRADE LIMA DE AGUIAR
DATA: 24/02/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: O Ensino de Filosofia à luz do pensamento de Edith Stein: um relato das práticas de oficinas filosóficas como Itinerário para uma vivência empática.
PALAVRAS-CHAVES: Edith Stein. Ensino de Filosofia. Ética. Alteridade. Fenomenologia
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o problema do ensino, em especial o ensino de Filosofia, e seu impacto na formação do estudante enquanto pessoa, membro de uma comunidade. Para tal, recorro ao pensamento filosófico e antropológico de Edith Stein, como inspiração primária, além de outros autores que se dedicaram à questão do ensino e da formação da pessoa. Stein propõe ao longo de sua obra uma visão educativa que retoma, em vários aspectos, a concepção cristã de educação para a plenitude humana, enquanto se mantém fiel à suas raízes fenomenológicas. Dessa união surge uma visão educativa que busca alcançar o núcleo interior da pessoa para levá-la à plenitude de seu desenvolvimento enquanto pessoa, fazendo com que ela se torne aquilo que deve vir a ser. Inspirado na visão de Stein, analiso o que penso serem os principais pontos de dificuldade no processo de ensino da Filosofia, principalmente a questão da relação interpessoal e partindo deles, proponho uma reflexão sobre como o ensino de Filosofia, enxergado como um itinerário, pode proporcionar a solução ou atenuação de tais problemas, usando o modelo de oficinas filosóficas como meio para a prática de aulas que proporcionem a experiência interpessoal e filosófica adequada ao crescimento humano dos estudantes. Os questionamentos e problemáticas apontadas neste texto são fruto das inquietações geradas em minha prática docente. Surgem da experiência objetiva em sala de aula, das inúmeras situações-problema, de todas as alegrias e aprendizados.
Externo à Instituição - FRANCISCO VALDERIO PEREIRA DA SILVA JUNIOR - UEMA
Presidente - 3089551 - HELDER MACHADO PASSOS