Go to accessibility

DISCENTE: BEATRIZ LORENA DE SOUSA
DATA: 24/02/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: “A Base Nacional Comum Curricular, o novo Ensino Médio e o impacto no ensino de filosofia: dando voz aos professores e professoras de São Luís do Maranhão”.
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Currículo. Entidades educacionais. Professor de filosofia. Diálogo.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esta pesquisa busca investigar como os professores e professoras de filosofia do Ensino Básico em São Luís estão vivenciando a estruturação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no processo da educação escolar. Conhecer os direcionamentos e os efeitos que a BNCC tem causado ao trabalho do professor de filosofia são fundamentais para entender o impacto dessas mudanças no ensino de filosofia no contexto ludovicense. As movimentações atuais nas políticas curriculares educacionais nasceram de um panorama que não considerou o professor da Educação Básica como fonte de saber sobre a realidade educacional brasileira, o que levou essa pesquisa a dar um lugar de voz e escuta a esse docente, para compreender essa mudança educacional a partir daqueles que são peças fundante para a educação, desta forma, tentar entender as mobilizações e resistências manifestadas em relação à BNCC. A perspectiva dessa análise considerou a compreensão dos professores e professoras sobre as modificações através de orientações metodológicas realizadas de forma documental e bibliográfica. Também foi usada uma abordagem hermenêutica para melhor compreender a última parte da pesquisa que trouxe entrevistas semiestruturada com educadores e educadoras que já lecionaram no campo da filosofia, seguida por uma pesquisa objetiva feita por um questionário gerado pelo google forms com docentes que lecionam atualmente a disciplina de filosofia, essa parte na pesquisa teve intuito de perceber esses sujeitos da educação por meio das perspectivas teóricas de Hans-Georg Gadamer e Paulo Freire colaborando com suas ideias sobre o diálogo e educação. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que as políticas curriculares trazidas pela BNCC, da forma como foi estruturada e imposta no contexto escolar, acaba por levar docente de filosofia a posição de enfrentamento e mobilização social, via contestação, embates, conflitos e ações para garantir a manutenção da educação de filosofia.
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR