Banca de DEFESA: BEATRIZ LORENA DE SOUSA
2023-06-02 16:42:47.026
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ LORENA DE SOUSA
DATA: 20/06/2023
HORA: 17:00
LOCAL: sala de vídeo
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA E O NOVO ENSINO MÉDIO: DIALOGANDO COM DOCENTES SOB A ESCUTA DA TRADIÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: BNCC; Ensino de Filosofia; Currículo; Ensino Fundamental;
Diálogo.
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: As movimentações atuais nas políticas curriculares educacionais nasceram de um
panorama que não considerou o professor da Educação Básica como fonte de saber
sobre a realidade educacional brasileira, o que levou essa pesquisa a dar voz e
escuta a esse educador e essa educadora, compreender essa mudança no
meio educativo a partir daqueles que são peças fundantes para o ensino, assim
como, tentar entender as mobilizações e resistências manifestadas em relação à
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, esta pesquisa investigou
como os professores e professoras de Filosofia do Ensino Básico de São Luís,
Maranhão, estão vivenciando a estruturação e acompanham a implementação da
BNCC no processo da educação escolar, com o objetivo de conhecer os
direcionamentos e os efeitos que esse documento tem causado ao trabalho do
docente de filosofia para entender os impactos dessas mudanças no ensino desse
componente curricular no contexto ludovicense. A perspectiva dessa análise
considerou a compreensão dos educadores e educadoras sobre as modificações
através de orientações metodológicas suscitadas pelo processo da fenomenologia
hermenêutica proposta por Hans-Georg Gadamer (1900-2002) nas obras Verdade e
Método I e II (1997 e 2002, respectivamente), e a educação crítica com o pensador
Paulo Freire (1921-1997), no livro Pedagogia da Autonomia (1996). A abordagem
hermenêutica foi utilizada no percurso da pesquisa, principalmente para
compreender melhor a última parte da investigação que traz entrevistas
semiestruturada realizadas de forma virtual por meio da plataforma Google meet,
com docentes de filosofia que já lecionaram nesse campo nos intervalos de 1980 até
a contemporaneidade, seguida por um questionário de múltipla escolha gerado
pelo Google forms com professores e professoras que lecionam atualmente a
disciplina de Filosofia em São Luís. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que
as políticas curriculares trazidas pela BNCC, da forma como foi estruturado o
documento e imposto no contexto escolar, acabam por levar os/os docentes de
filosofia à posição de enfrentamento e mobilização social, via contestação, embates,
conflitos e ações para garantir a manutenção do ensino da Filosofia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS DE CASTRO DANTAS - UEMA