Go to accessibility

DISCENTE: BEATRIZ LORENA DE SOUSA
DATA: 20/06/2023
LOCAL: sala de vídeo
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA E O NOVO ENSINO MÉDIO: DIALOGANDO COM DOCENTES SOB A ESCUTA DA TRADIÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: BNCC; Ensino de Filosofia; Currículo; Ensino Fundamental; Diálogo.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: As movimentações atuais nas políticas curriculares educacionais nasceram de um panorama que não considerou o professor da Educação Básica como fonte de saber sobre a realidade educacional brasileira, o que levou essa pesquisa a dar voz e escuta a esse educador e essa educadora, compreender essa mudança no meio educativo a partir daqueles que são peças fundantes para o ensino, assim como, tentar entender as mobilizações e resistências manifestadas em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, esta pesquisa investigou como os professores e professoras de Filosofia do Ensino Básico de São Luís, Maranhão, estão vivenciando a estruturação e acompanham a implementação da BNCC no processo da educação escolar, com o objetivo de conhecer os direcionamentos e os efeitos que esse documento tem causado ao trabalho do docente de filosofia para entender os impactos dessas mudanças no ensino desse componente curricular no contexto ludovicense. A perspectiva dessa análise considerou a compreensão dos educadores e educadoras sobre as modificações através de orientações metodológicas suscitadas pelo processo da fenomenologia hermenêutica proposta por Hans-Georg Gadamer (1900-2002) nas obras Verdade e Método I e II (1997 e 2002, respectivamente), e a educação crítica com o pensador Paulo Freire (1921-1997), no livro Pedagogia da Autonomia (1996). A abordagem hermenêutica foi utilizada no percurso da pesquisa, principalmente para compreender melhor a última parte da investigação que traz entrevistas semiestruturada realizadas de forma virtual por meio da plataforma Google meet, com docentes de filosofia que já lecionaram nesse campo nos intervalos de 1980 até a contemporaneidade, seguida por um questionário de múltipla escolha gerado pelo Google forms com professores e professoras que lecionam atualmente a disciplina de Filosofia em São Luís. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que as políticas curriculares trazidas pela BNCC, da forma como foi estruturado o documento e imposto no contexto escolar, acabam por levar os/os docentes de filosofia à posição de enfrentamento e mobilização social, via contestação, embates, conflitos e ações para garantir a manutenção do ensino da Filosofia.
Presidente - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA