Go to accessibility

DISCENTE: RAELMA DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA: 22/07/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: O ensino de filosofia africana e a (des)construção de práticas metodológicas.
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Filosofia africana. Ensino de filosofia.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Da inquietação do silêncio de reflexões filósoficas oriundas de outras culturas, principalmente do continente Africano no ensino de filosofia. O presente trabalho tece um conjunto de discursões sobre a ausência da diversidade epistêmica, centralidade do pensamento europeu, a exclusão e desqualificação de filosofias não ocidentais, sobre tudo filosofia africana e afrodiaspórica no ensino de filosofia no ensino médio. O trabalho objetiva inserir o ensino de filosofia africana e afrodiaspórica em acordo com a filosofia da tradição de modo plural, sem imposições de universalidades, através de uma sequência didática que oferece alternativas para uma prática de ensino plural, descentralizando o eixo eurocentrado do ensino de filosofia, em um diálogo com produções de filósofos africanos, afrodescendentes e afrodiaspóricos, inicialmente o trabalho destaca a categoria raça e racismo fortalecidos no processo colonial, a inferiorização dos africanos e sua cultura e a racialização da razão. Há um diálogo em Heidegger e Towa sobrea identidade da filosofia, em momento posterior o eurocentrismo e epistemicídio são discutidos, a aprovação da lei 10.639\03 e a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afrodescendente, o ensino de filosofia e a ausência da filosofia africana e afrodiaspórica no livro didático, e por fim apresenta uma pesquisa participante realizada na escola Graça Aranha em Imperatriz-MA, desenvolvida com alunos de terceiro ano do ensino médio, apresentada como uma proposta de apoio didático aos professores, como um exemplo de caminho para um ensino de filosofia que rompa com ideais racistas de um exclusivismo epistemológico .
Presidente - 2250592 - LUIS HERNAN URIBE MIRANDA
Interno - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE