Go to accessibility

DISCENTE: CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira
PALAVRAS-CHAVES: : Filosofia, leitura , Nietzsche
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente estudo tem como título: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira. Essa pesquisa tem como motivação inicial uma inquietação que surge da minha prática docente com estudantes do ensino médio da rede pública. Analisar e discutir sobre a leitura filosófica como um problema na contemporaneidade faz-se necessária. Principalmente por que a educação do século XXI é marcado pelas incertezas das rápidas transformações. Nessa perspectiva, observa-se a escola e a economia de modo articulado, voltados para o sentido utilitarista. De um lado a forte concorrência de um espaço globalizado e do outro, a função de qualificação do conhecimento na produção de bens e serviços. A cultura é fomentada, mediante a prescrição exata dos limites que asseguram contrariedade apenas dentro dos padrões previsíveis, no caso da cultura de massa e dos interesses do mercado de trabalho. Junta-se a essa problemática o desejo de desenvolver com os estudantes e com os demais profissionais da educação uma metodologia de leitura para o ensino de filosofia que incentive os estudantes e permita que os mesmos alcancem a autonomia. A metodologia das tertúlias filosóficas oferece subsídio para construção de um saber escolar filosófico fundamentado em representações inclusivas e que podem contribuir com a resolução de problemas. A leitura filosófica é um dos pontos centrais de discussão quando nos referimos ao ensino de filosofia. A leitura tem sido considerada, na educação humanística, como principal ferramenta para a conservação da tradição (memória da humanidade) e de grande relevância para a formação dos indivíduos. Para corroborar teoricamente com a pesquisa utiliza-se o pensamento nietzschiano. Nessa concepção o filósofo Nietzsche observa a importância pedagógica da hermenêutica no desenvolvimento da educação humanística. A leitura se faz necessária nesse cenário para as (re)adaptações continuas na escola.
Presidente - 3089551 - HELDER MACHADO PASSOS
Interno - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE