Banca de QUALIFICAÇÃO: KELISSON MELO
2023-08-24 15:46:13.48
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELISSON MELO
DATA: 20/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: DIDÁTICA E ENSINO DE FILOSOFIA: Uso do WhatsApp e a
aprendizagem filosófica no ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Didática Filosófica, WhatsApp, Ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A didática filosófica pode proporcionar vivências enriquecedoras para os alunos, permitindo
que eles desenvolvam habilidades de pensamento crítico, reflexão e argumentação, através do
debate de ideias, os alunos podem aprender a expor e a defender seus argumentos, além de
respeitar e considerar as ideias dos demais colegas, um processo de ensino que busca estimular
a reflexão crítica e o pensamento autônomo dos alunos, tem como base a interatividade e a
criatividade, preparando os alunos para enfrentar os desafios e encontrar soluções que sejam
consistentes com suas convicções e valores. A didática dentro e fora da sala de aula pode ser
aplicada de diversas formas e uma delas é através das Tecnologia Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) e suas ferramentas como exemplo o celular e o aplicativo WhatsApp
como apoio na intervenção na interação e criatividade na didática do ensino que permite a troca
de envio de mensagens, fotos, vídeos e áudios. No mais, o WhatsApp pode ser utilizado para
fomentar a discussão e o debate, bem como para encaminhar conteúdos e materiais
complementares de apoio, tendo o professor como mediador da turma como público alvo, turma
essa do oitavo ano (8º) no Ensino Fundamental, Anos Finais. A realização desta pesquisa de
intervenção educacional discorre sobre como os métodos da didática filosófica e o uso do
WhatsApp sob o ponto de vista dos alunos na sala de aula, pode estabelecer parágrafos
argumentativos do mundo digital na compreensão dos temas desenvolvidos na grade curricular
de filosofia. No entanto, aplicou-se a didática filosófica junto com o uso do WhatsApp seguindo
alguma orientações: Criação de um grupo com os alunos e professores de filosofia, no intuito
de utilizarem o WhatsApp como intervenção de apoio didático de ensino, permitindo que as
discussões sejam centralizadas e que todos possam interagir; outra orientação são as regras
estabelecidas, como horários para as discussões e respeito mútuo, evitando que o grupo se torne
desorganizado e que haja conflitos desnecessários. Com uma turma do 8º ano de ensino
fundamental, Anos Finais, onde que o professor estimule a participação de todos e que as
participações sejam construtivas e criativas, através reflexões críticas e a interpretações de
textos filosóficos. A pesquisa foi realizada em uma abordagem quali-quantitativa, através de
diagnósticos com questionários, análises práticas de oficinas e fóruns de discussão no grupo
criado no WhatsApp, com os alunos da turma submetida à pesquisa sobre suas inquietações e
questionamentos, avaliando o desempenho dos discentes, através de questionários para os
alunos responderem, ou pedir que eles produzam textos e áudios para serem discutidos e
avaliados. Em resumo, a didática filosófica com o WhatsApp é uma forma interessante de
estimular a reflexão crítica e o pensamento autônomo dos alunos. Os professores se atentaram
para as abordagens da aprendizagem filosófica discutindo temas estimulando a reflexão e o
debate entre os alunos dentro do grupo WhatsApp. Questionamentos do perguntar filosófico
que foram adaptados de acordo com o desempenho e interesse dos alunos da turma. O
WhatsApp possui uma viabilidade para ser inserido como intervenção didática do ensino,
devido a sua mobilidade, flexibilidade e presença na sociedade. Os alunos da turma do oitavo
ano do ensino fundamental, que antes tinham dificuldades de realizar atividades de filosofia
dentro e fora de sala de aula, a partir da pesquisa realizada, encontravam tempo e oportunidades
pontuais com a utilização do aplicativo WhatsApp para realizar pequenos fóruns de discussão
no grupo de mensagem com base em vídeos com conteúdo de Filosofia. O debate pode ser
conduzido dentro ou fora da sala de aula através do aplicativo com atividades para o ensinoaprendizagem e análises de textos filosóficos, discutindo suas ideias e conceitos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1240674 - FRANCIELE MONIQUE SCOPETC DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1944164 - KELLY ALMEIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES