Go to accessibility

DISCENTE: DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO
DATA: 18/10/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: A pedagogia do conceito de Sílvio Gallo e Um ensino menor de Filosofia por Fabiano Monge: Um estudo quanti-qualitativo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia do conceito, Um ensino menor de filosofia, Ensino de filosofia.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A Pedagogia do Conceito de Sílvio Gallo e Um Ensino Menor de Filosofia por Fabiano Monge: Um estudo quanti-qualitativo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA. Em busca de uma metodologia de ensino de filosofia que análise as condições de criação de conceito, o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de filosofia baseada nos conceitos de pedagogia do conceito de Sílvio Gallo e no conceito de Menor de Fabiano Monge, ambos ancorados na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desenhar alternativas para as aulas de filosofia no IFMA, com base na Pedagogia do Conceito criada por Silvio Gallo e Um ensino Menor de Filosofia pensado por Fabiano Monge, possibilitando aos alunos autonomia no pensar é o nosso objetivo principal. Sendo assim, traçamos três objetivos específicos: Delinear uma Pedagogia do Conceito; aplicar nas aulas de filosofia um Ensino Menor pautado na realidade do aluno como forma de possibilitar uma Pedagogia do Conceito e por último, quanti-qualificar o ensino-aprendizagem, comportamentos e percepções dos alunos em relação as vivências em sala de aula a partir de uma Pedagogia do Conceito agenciada por Um Ensino Menor de Filosofia. Ao longo dos dois capítulos- de cunho teórico- desenvolvidos no trabalho, conversamos sobre: o entendimento de Gilles Deleuze no que tange a aprendizagem; a filosofia como criação de conceitos; a pedagogia do conceito elaborada por Sílvio Gallo; O professor profeta e o professor militante; Educação menor e por último o pensamento de Fabiano Monge, vibrando na direção de um ensino menor de filosofia (entendendo que os passos didáticos de Gallo podem ser preenchidos com um conteúdo que fuja à perspectiva europeia, inserindo no ambiente de sala de aula as problemáticas que são presentes na vivência das minorias como, negros, mulheres, indígenas e LGBQIAP+).
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS DE CASTRO DANTAS - UEMA