Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: NIVIA MARIA ROCHA DUTRA

2023-09-18 16:18:46.831

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIVIA MARIA ROCHA DUTRA
DATA: 28/09/2023
HORA: 19:30
LOCAL: google meet
TÍTULO: CONHECE-TE A TI MESMO, USO DO CÍRCULO FILOSÓFICO NO ENSINO DE FILOSOFIA PARA ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: autoconhecimento; ensino de filosofia; adolescência; círculos filosóficos.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A presente pesquisa descritiva de caráter qualitativo embasado na abordagem filosófica de Sócrates e dos sofistas, bem como da análise de Foucault e Hanna Arendt e da teoria de Jean-François Lyotard sobre Sócrates, se propõe a problematizar o ensino de filosofia no 9º ano do ensino fundamental com um olhar atento sobre o sujeito do conhecimento que são os adolescentes, que nessa fase de crise existencial estão construindo a sua própria identidade. Enquanto todas as disciplinas escolares, focam no objeto do conhecimento, os educandos que são os sujeitos, ficam esquecidos, o que pode ocasionar na ausência do conhecimento próprio, da compreensão de quem são, e de pertencimento ao mundo em que vivem. Contudo, a filosofia na educação, abrangendo toda a sua teoria e prática, proporciona uma resposta possível e necessária, que possibilita aos adolescentes, a amplitude dos seus horizontes de interpretação e de sua história, numa perspectiva libertadora, como no caso da experiência do filosofar, desenvolvido com os círculos filosóficos no município de Santa Quitéria do Maranhão, em um espaço dialógico nos moldes socráticos, com vistas à problematização de si, ou seja da adolescência pelo adolescentes, os quais os levam a um mergulho em sua jornada vivencial para superarem a alienação e se descobrirem como sujeitos de sua própria história.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 6265144 - ALDIR ARAUJO CARVALHO FILHO

End of content