Banca de DEFESA: CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA
2023-11-01 14:47:22.679
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA
DATA: 17/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO
DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência
e Tecnologia do Maranhão IEMA Pleno Bacabeira
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia, Leitura, Tertúlias filosóficas.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente estudo tem como título: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE
FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e
Tecnologia do Maranhão IEMA Pleno Bacabeira. Essa pesquisa tem como motivação inicial uma
inquietação que surge da minha prática docente com estudantes do ensino médio da rede pública.
A leitura filosófica é um dos pontos centrais de discussão quando nos referimos ao ensino de
filosofia. A leitura tem sido considerada, na educação humanística, como principal ferramenta para
a conservação da tradição (memória da humanidade) e de grande relevância para a formação dos
indivíduos. Analisar e discutir sobre a leitura filosófica como um problema na contemporaneidade
faz-se necessária. Principalmente porque a educação do século XXI é marcada pelas incertezas das
rápidas transformações. Nessa perspectiva, observa-se a escola e a economia de modo articulado,
voltados para o sentido utilitarista. De um lado a forte concorrência de um espaço globalizado e do
outro, a função de qualificação do conhecimento na produção de bens e serviços. A cultura é
fomentada, mediante a prescrição exata dos limites que asseguram contrariedade apenas dentro dos
padrões previsíveis, no caso da cultura de massa e dos interesses do mercado de trabalho. Junta-se
a essa problemática o desejo de desenvolver com os estudantes e com os demais profissionais da
educação uma metodologia de leitura para o ensino de filosofia que incentive os estudantes e
permita que os mesmos alcancem a autonomia. A metodologia das tertúlias filosóficas oferece
subsídio para construção de um saber escolar filosófico fundamentado em representações inclusivas
e que podem contribuir com a resolução de problemas. Para corroborar teoricamente com a pesquisa
utiliza-se o pensamento nietzschiano. Nessa concepção o filósofo Nietzsche observa a importância
pedagógica da hermenêutica no desenvolvimento da educação humanística em detrimento de uma
educação técnica.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2049790 - ANA CRISTINA CHAMPOUDRY NASCIMENTO DA SILVA
Presidente - 3089551 - HELDER MACHADO PASSOS
Interno - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE