Go to accessibility

DISCENTE: MANOEL DE JESUS FERNANDES
DATA: 28/11/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: O CONCEITO DE AUTONOMIA EM KANT E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA FILOSOFIA: UMA INTERVENÇÃO NA UNIDADE PLENA DO IEMA DE SANTA INÊS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Esclarecimento. Kant. Metodologias Ativas. Ensino de Filosofia.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma investigação acerca das práticas educativas na perspectiva das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com foco no pensamento do filósofo Immanuel Kant, especificamente no que tange ao esclarecimento e a saída do indivíduo de sua menoridade. Procurar-se entender por que os estudantes do ensino médio ainda possuem dificuldades para desenvolver o pensamento crítico-reflexivo, apesar do acesso à informação disponível. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica das obras de Immanuel Kant, afim de sustentar a fundamentação e entendimento do problema, e por meio da abordagem qualitativa e quantitativa verificou-se de que modo as metodologias ativas contribuem efetivamente no processo de ensino e aprendizagem. Assim, foram utilizadas estratégias de gamificação, bem como a criação de mapas mentais, com o uso do aplicativo Canva, a produção de vídeos animados, com o uso do aplicativo Animaker e o Wordwall como ferramenta para a criação de um quiz.
Presidente - 1086626 - JOSE ASSUNCAO FERNANDES LEITE
Interno - 407179 - MARIA OLILIA SERRA