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Banca de DEFESA: CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA

2023-11-13 16:08:51.86

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA
DATA: 14/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: B2, S2, cch
TÍTULO: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia, Leitura, Tertúlias filosóficas.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O presente estudo tem como título: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira. Essa pesquisa tem como motivação inicial uma inquietação que surge da minha prática docente com estudantes do ensino médio da rede pública. A leitura filosófica é um dos pontos centrais de discussão quando nos referimos ao ensino de filosofia. A leitura tem sido considerada, na educação humanística, como principal ferramenta para a conservação da tradição (memória da humanidade) e de grande relevância para a formação dos indivíduos. Analisar e discutir sobre a leitura filosófica como um problema na contemporaneidade faz-se necessária. Principalmente porque a educação do século XXI é marcada pelas incertezas das rápidas transformações. Nessa perspectiva, observa-se a escola e a economia de modo articulado, voltados para o sentido utilitarista. De um lado a forte concorrência de um espaço globalizado e do outro, a função de qualificação do conhecimento na produção de bens e serviços. A cultura é fomentada, mediante a prescrição exata dos limites que asseguram contrariedade apenas dentro dos padrões previsíveis, no caso da cultura de massa e dos interesses do mercado de trabalho. Junta-se a essa problemática o desejo de desenvolver com os estudantes e com os demais profissionais da educação uma metodologia de leitura para o ensino de filosofia que incentive os estudantes e permita que os mesmos alcancem a autonomia. A metodologia das tertúlias filosóficas oferece subsídio para construção de um saber escolar filosófico fundamentado em representações inclusivas e que podem contribuir com a resolução de problemas. Para corroborar teoricamente com a pesquisa utiliza-se o pensamento nietzschiano. Nessa concepção o filósofo Nietzsche observa a importância pedagógica da hermenêutica no desenvolvimento da educação humanística em detrimento de uma educação técnica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3089551 - HELDER MACHADO PASSOS
Interno - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE
Externo ao Programa - 2049790 - ANA CRISTINA CHAMPOUDRY NASCIMENTO DA SILVA

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