Go to accessibility

DISCENTE: LUIZ PEDRO E SILVA NETO
DATA: 20/12/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA LÓGICA:ESTUDO DE CASO NO C.E.M MARIA MÔNICA VALE
PALAVRAS-CHAVES: Base Nacional Comum Curricular; Sequências didáticas; Ensino de Filosofia; Ensino de Lógica.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina os conteúdos e carga horária das disciplinas da educação básica estabeleceu baixa carga horária para a disciplina de filosofia e, paralelamente, determinou uma ampla gama de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelas disciplinas das ciências humanas, da qual a filosofia faz parte. O interesse da presente dissertação é verificar de que forma o uso de uma sequência didática sobre lógica informal pode impactar no ensino da disciplina de filosofia e de que forma isso pode impactar na aprendizagem de competências lógicas dos alunos, além de associar as competências e habilidades da lógica com as competências e habilidades esperadas pela filosofia na BNCC. O uso da lógica informal se dá porque ela permite identificar argumentos, erros de raciocínio, dentre outras coisas que a lógica formal, por exemplo, não consegue abarcar. O uso da sequência didática se dá porque são uma série organizada de atividades e tarefas que visam atingir objetivos de aprendizagem específicos. Elas são estruturadas de forma a permitir uma progressão adequada ao conhecimento, partindo do simples para o complexo, e proporcionando uma conexão lógica entre os conteúdos abordados. O ensino de lógica por meio das sequências didáticas apresenta diversas vantagens típicas do uso de tal metodologia e é importante que sejam pensadas de acordo com a realidade de cada turma e cada escola em que se for trabalhar. Em nosso campo de pesquisa, no contexto do Novo Ensino Médio, os horários da disciplina filosofia foram reduzidos pela metade da quantidade anterior, assim, o uso das sequências didáticas trouxe várias vantagens como a organização do ensino, a coerência e continuidade dos conteúdos, o engajamento e a motivação, a aprendizagem significativa e a progressão do aprendizado. Espera-se que o trabalho sirva de exemplo de uma forma eficiente e significativa da apresentação do conteúdo de lógica na disciplina de filosofia.
Externo ao Programa - 1396694 - EDERSON SAFRA MELO
Interno - 983.479.420-72 - JOSÉ LEONARDO ANNUNZIATO RUIVO