Go to accessibility

DISCENTE: ANDRÉA CARLA BASTOS PEREIRA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão escolar. Deficiência intelectual. Prática docente. Educação básica
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A educação inclusiva se fundamenta no princípio de que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de aprendizagem e a escola aberta à diversidade. Na perspectiva de uma prática docente que atenda às necessidades e as diferenças dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, considerando o desenvolvimento das competências e habilidades de todos os alunos. O objetivo geral foi analisar como ocorria a prática docente na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo, documental, descritiva, quantitativa e qualitativa com base em elementos do método dialético. Os participantes desta pesquisa foram 14 docentes de duas Unidades de Educação Básica da rede pública municipal de São Luís, do sexo feminino, média de idade de 45,3 e com formação predominante em Pedagogia. Essas Unidades foram escolhidas em detrimento de outras, por apresentarem o maior quantitativo de alunos com deficiência intelectual regularmente matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental, em relação às demais escolas. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais e entrevista semiestruturada, sendo esta submetida à análise do discurso das docentes. Os resultados apontaram para um engajamento por parte das participantes em desenvolver práticas docentes para incluir a todos, pois concebiam a inclusão como um direito de todos e de grande relevância para o desenvolvimento amplo dos alunos com deficiência intelectual. As docentes realizavam práticas pedagógicas com a proposição de avaliar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e estruturavam o planejamento educativo, a partir de atividades pedagógicas individualizadas e diferenciadas com utilização recorrente de adaptações curriculares de pequeno porte direcionadas a este público. Embora houvessem ações específicas aos alunos com deficiência intelectual, as docentes ainda não consideravam que a inclusão escolar ocorria de forma efetiva nas escolas pesquisadas devido alguns desafios como a escassez e inadequações das formações docentes, sala com grande quantitativo de alunos, escassez de recursos humanos e pedagógicos e necessidade de maior acompanhamento e assessoria das equipes da Secretaria Municipal de Educação. Concluiu-se que apesar dos desafios apontados pelas participantes, há um avanço importante no desenvolvimento de práticas docentes voltadas para a inclusão do aluno com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI