Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: FRANCILVA COSTA DE FRANÇA DATA: 16/10/2020 HORA: 14:30 LOCAL: Sala Virtual - Google-Meet TÍTULO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: um estudo sobre o contexto da prática no Curso de Pedagogia da DINTE/UFMA. PALAVRAS-CHAVES: Educação a distância. Políticas. Estado. Formação docente. Democratização. PÁGINAS: 85 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Educação RESUMO: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de formação docente a distância e suas implicações para o contexto da prática no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão através da Diretoria Interdisciplinar de Tecnologia na Educação (DINTE-UFMA). Para tanto, nesse primeiro momento da pesquisa, apresentamos uma análise sobre as políticas educacionais para a modalidade de EAD, a partir da prerrogativa adotada pelo Estado sobre o seu papel para a universalização e democratização da Educação Superior, e a estrutura e o funcionamento do DINTE/UFMA. O percurso metodológico utilizado no decorrer deste estudo contou com a pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem qualitativa e descritiva, pautada no ciclo de políticas criada por Ball e Bowe (1996) e das concepções apresentadas por Alonso (2010), Bastos Filho (2010), Becker (1993), Belloni (2012), Delors (1998), Demo (1997), Dias Sobrinho (2010), Freitas (2007), Garcia (2011), Giolo (2010), Mainardes (2006; 2018), dentre outros autores. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI Interno - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA